Prefeitura conclui Programa Antipichação no Túnel Novo




Fachada, no sentido Botafogo-Copacabana, está limpa e ganhou nova iluminação monumental

31/05/2010

A Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos entregou à população, nesta segunda-feira, dia 31, a fachada do Túnel Novo livre das pichações. Além da limpeza, a fachada do túnel, no sentido Botafogo-Copacabana, recebeu nova iluminação monumental.


O trabalho de limpeza e revitalização da iluminação durou 20 dias e foi resultado da parceria da Prefeitura com o Shopping Rio Sul, que investiu R$ 200 mil. No total, foram instalados 16 novos pontos de luz, cujo projeto foi homologado pela Rioluz. Os projetores de última geração, com lâmpadas de vapor metálico de 150 watts de potência, são de fabricação belga.


"Com a entrega do Túnel Novo limpo, a Prefeitura conclui a primeira etapa do Programa Antipichação, que vai continuar em outros pontos da cidade. Este programa inclui ações em três vertentes: a limpeza em si, a repressão à atuação de pichadores e o estimulo à arte do grafite disponibilizando áreas específicas da cidade, como fizemos no muro da Secretaria de Conservação, na Avenida Francisco Bicalho”, lembrou o secretário municipal de Conservação e Serviços Públicos, Carlos Roberto Osorio.


Para a limpeza da fachada do Túnel Novo, foi utilizada uma nova técnica, de origem alemã, que remove pichações com jatos de gelo seco. O trabalho, supervisionado pela Comlurb, contou no inicio com a participação voluntária dos ex-pichadores, responsáveis pela pichação do monumento ao Cristo Redentor. A fachada limpa será revestida com uma película protetora, a partir do uso de um produto especial antipichação.


Na operação no Túnel Novo, a Fundação Parques e Jardins realizou a limpeza da Fonte Adriano Ramos Pinto, de 1906, e a Secretaria Municipal de Ordem Pública reforçou a atuação da Guarda Municipal no sentido de coibir ação de pichadores no local e no acolhimento à população de rua.


Nesta primeira etapa do programa foram realizadas ainda a limpeza da fachada do túnel, no sentido Copacabana-Botafogo, assim como das duas galerias. Também o Túnel do Pasmado passou por limpeza na sua galeria.

Texto: Ascom Seconserva