Programa de habitação popular faz nascer um bairro na cidade de Maricá



Brasil Econômico, Mariana Celle, 31/mai
A pouco mais de 60 quilômetros do Rio de Janeiro, a construtora Fator Realty está erguendo praticamente um novo bairro voltado para a população com renda familiar de até 10 salários mínimos. Na cidade de Maricá, na região metropolitana, a empresa edifica os primeiros imóveis do município enquadrados na filosofia do programa Minha Casa, Minha Vida.
Paulo Fabbriani, diretor da Fator Realty, argumenta ter experiência em atender à demanda por imóveis de baixa renda e este empreedimento, Vida Nova Maricá, tem o diferencial de contar com com infraestrutura reclamada pela atual classe média emergente, com playground, salão de festa e quadra esportiva. Com um investimento de aproximadamente R$ 55 milhões, o empreedimento fica em um terrreno de 1,3 milhão de metros quadrados.
O empreendimento Vida Nova Maricá I e II  ocupará uma área de 20 mil metros quadrados, com nove edifícios e 320 apartamentos de 1, 2 e 3 quartos. No plano final, o Vida Nova Maricá alcançará um total de 11 mil apartamentos, e terá quase 50 mil moradores. Há oferta e demanda assegurada neste segmento, segundo observa o diretor da Fator. "Hoje temos dentro de casa um potencial de aproximadas 16 mil unidades para o Minha Casa, Minha Vida, com valor geral de vendas potencial de aproximados R$ 1,6 bilhão" afirma Fabbriani.
Em relação ao crescente nível de exigência do consumidor popular, houve alguma preocupação especial no desenvolvimento do projeto?
 A empresa fez uma pesquisa para descobrir a demanda do segmento. Assim ficou mais precisa a tomada de decisão e o direcionamento da construção, possibilitando agregar valores ao conjunto do empreendimento com foco nas características do consumidor.
Qual o preço médio das unidades?
Com toda a infraestrutura, o valor médio do apartamento está em torno de R$ 108 mil.
A construtora tem planos para outros municípios dentro do Rio e fora do estado?
Nosso plano é fazer lançamentos na Região Serrana e na Região dos Lagos, no Rio, Fora do estado, acabamos de lançar unidades em Salvador, na Bahia. E o plano da construtora é continuar a trajetória de tradição no mercado, cujo foco é o consumidor que tem conseguido sucesso.