quarta-feira, 30 de junho de 2010

Elevador que liga o Morro do Cantagalo à estação de metrô de Ipanema é inaugurado nesta quarta no Rio



30/06/2010
Será inaugurado nesta quarta-feira o Complexo Rubem Braga, que tem como estrutura principal os elevadores que ligarão o Morro do Cantagalo à Estação General Osório do metrô. Com duas torres, uma de 64 metros e outra de 31 metros, a construção já é considerada um marco para a arquitetura da cidade e uma revolução para os parâmetros de integração social e mobilidade, com uma comunidade carente sendo beneficiada com acesso direto ao metrô.
A inauguração terá a presença do governador Sérgio Cabral, do Ministro das Cidades Márcio Fortes, do prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes e do secretário de Transportes Sebastião Rodrigues. Os dois elevadores, com capacidade para transportar até 100 pessoas ao mesmo tempo, facilitarão a locomoção de mais de 10 mil moradores do Cantagalo e Pavão/Pavãozinho que, antes, tinham que enfrentar uma longa e íngreme escada para chegar às suas casas. A ligação com o metrô se dará através do acesso da Rua Teixeira de Melo, que mesmo concluído desde o final do ano passado permanecia fechado devido às obras do complexo.
O topo da torre mais alta abriga um novo ponto turístico para o Rio: o “Mirante da Paz”, que leva este nome a pedido dos próprios moradores. Lá de cima, é possível avistar grande parte da Zona Sul do Rio e o acesso é feito num elevador panorâmico. O Complexo Rubem Braga - que leva esse nome em homenagem ao escritor que viveu parte da vida no prédio vizinho à construção – inclui, além dos elevadores, diversos outros benefícios e melhorias para a comunidade e entorno.
As encostas do morro, que antes ofereciam risco em dias de chuva, receberam obras de contenção. Também foram construídas quatro pracinhas com mesas para jogos e brinquedos para as crianças, e uma nova escadaria de acesso ao alto do morro.
Uma cabine de polícia blindada, instalada na entrada do complexo pela Teixeira de Melo, funcionará como extensão da Unidade de Polícia Pacificadora presente nas comunidades Cantagalo/Pavão-Pavãozinho desde o ano passado. E, em breve, o complexo receberá ainda uma unidade do Rio Poupa Tempo, onde serão oferecidos diversos serviços públicos.
O Complexo Rubem Braga também trouxe outras melhorias significantes para Ipanema. Antes da obra, o cruzamento das ruas Teixeira de Melo e Barão da Torre era um dos lugares mais perigosos e desorganizados da Zona Sul do Rio. No local, havia um grande lixão e servia como depósito carroças e material de ambulantes. Com a obra, a região foi revitalizada. Um amplo painel em homenagem à Bossa Nova instalado na entrada do metrô devolve ao lugar todo o charme peculiar ao bairro, berço do ritmo que nasceu no bairro e projetou a música brasileira e o Rio para o mundo.
Fonte: Agência Rio

Nenhum comentário: