quinta-feira, 3 de junho de 2010

Passarela da Rocinha sobre a Lagoa-Barra, a primeira de Niemeyer sobre pista no Rio, fica pronta em junho

CURVAS SENSUAIS


Publicada em 02/06/2010 às 23h22m
Rogério Daflon - O Globo - 02/06/2010
    POR TRÁS dos tapumes, a passarela em frente à Rocinha, com formas semelhantes às da Apoteose do Samba, já começa a mostrar suas curvas / Foto de Fernando Quevedo - O Globo
    RIO - Até o fim de junho, mais uma obra de linhas sinuosas com assinatura de Oscar Niemeyer estará à vista dos cariocas, especialmente os pelo menos 135 mil motoristas que todos os dias passam Autoestrada Lagoa-Barra em frente à Rocinha. Com 125 metros de comprimento, a passarela - que ligará o complexo esportivo construído ao lado do Ciep à comunidade - terá um arco muito semelhante ao da Apoteose, no Sambódromo, lembrando curvas femininas realçadas por um biquíni. O arquiteto, de 102 anos de idade, admite a coincidência:
    - Pensei em fazer um desenho mais reto, mas ia confundir os motoristas. Desse jeito, a passarela ficará mais bonita, mais suave, e é uma prova de de que a favela pode melhorar - descreveu Niemeyer ao GLOBO.
    Com o projeto para a Rocinha, o arquiteto assina sua primeira passarela no Rio de Janeiro cruzando uma pista - em São Paulo, ele concebeu a passarela que integra o conjunto do Memorial da América Latina e passa sobre a Avenida Auro Soares de Moura Andrade, na Barra Funda.
    Jair Valera, arquiteto do escritório de Niemeyer, confirmou que a semelhança com o desenho do Sambódromo foi proposital. E detalhou o projeto:
    - A beleza da passarela também será notada por quem a vê de baixo. Seu caminho não tem uma reta sequer, e ele (Niemeyer) desenhou as inclinações de acordo com as exigências relacionadas a quem usa cadeira de rodas. De nove em nove metros há um pequeno platô para o cadeirante descansar.
    O arco em forma de M não é tão simétrico como o da Apoteose. A perna mais perto da Rocinha é um pouco mais longa. Isso porque, daquele lado, ela passa sobre três faixas: as duas pistas da Lagoa-Barra e a que dá acesso à Rocinha. Em seu ponto mais alto, o arco tem 14,5 metros, medidos a partir do piso da passarela. O comprimento chega a 72 metros.
    - Niemeyer só pôs pilares nos extremos da passarela. No centro, ele preferiu que ela ficasse suspensa por um tirante sustentado pelo próprio arco. O efeito vai surpreender - explicou Mário Terra, engenheiro que fez o cálculo estrutural da passarela.
    Túnel Zuzu Angel interditado às madrugadas
    A partir da próxima segunda-feira, dia 7, durante várias várias madrugadas ao longo deste mês, o Túnel Zuzu Angel será interditado para a conclusão das obras da passarela da Rocinha. As interdições ocorrerão nos dois sentidos (Gávea-São Conrado e São Conrado-Gávea). O horário de fechamento será sempre da meia-noite até as 5h da manhã seguinte, nos dias 7 (madrugada de segunda para terça-feira), 8, 9, 10, 14, 15, 16, 17, 21, 22, 23, 24 e 28. A Avenida Niemeyer servirá como alternativa aos motoristas.
    Leia a íntegra desta reportagem em O Globo Digital (somente para assinantes).

    Nenhum comentário: