domingo, 25 de julho de 2010

Monumento aos Pracinhas, no Aterro, completa 50 anos com festa e gincana


POR FERNANDO MOLICA - O Dia - 24/07/2010
Rio - Construído para homenagear os pracinhas brasileiros que perderam a vida em combate, o Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, no Aterro do Flamengo, completará 50 anos no dia 5 de agosto. Para marcar a data, a partir do próximo sábado, estão programadas diversas atividades no local.
O primeiro evento, no dia 31, será uma grande gincana de pinturas. Disparada na categoria adulto, a competição apresentará telas nas dimensões de 40 por 50 centímetros, que serão pintadas entre às 9h e às 15h. Os três primeiros colocados serão premiados durante a cerimônia de aniversário. Os trabalhos ficarão expostos até 29 de agosto.
No dia 1º de agosto, será feita a troca da Guarda do Comando da Aeronáutica para o Comando do Exército, às 10h. Um seminário histórico e cultural está programado para o dia 3 de agosto, quando acontecerão palestras e debates. O arquiteto Marcos Konder Netto, autor do projeto do monumento, será um dos participantes. Dia 5, às 10h, uma solenidade militar celebrará o cinquentenário do monumento.
Ponto turístico do Rio, o ‘Monumento aos Pracinhas’, como é popularmente conhecido, ocupa uma área de 10 mil metros quadrados, sendo 6.900 de construção. As obras para que fosse erguido levaram 3 anos, entre 1957 e 1960. O projeto arquitetônico é considerado um marco no País por ter sido o primeiro a usar concreto aparente, que está presente na placa no alto do pórtico de 31 metros de altura.

Nenhum comentário: