terça-feira, 17 de agosto de 2010

Barra vai ter mesmo um mergulhão

Trânsito


Publicada em 16/08/2010 às 23h05m
Carla RochaRIO - Os problemas de trânsito na Barra da Tijuca foram o tema de um seminário que reuniu, nesta segunda-feira, moradores e lideranças do bairro com o prefeito Eduardo Paes e o secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão. Durante o evento, empresários e a prefeitura fecharam um acordo para a construção de um mergulhão, no cruzamento das avenidas das Américas e Luís Carlos Prestes (Via Parque), nas imediações do BarraShopping. As obras, que devem exigir um investimento de aproximadamente R$ 30 milhões, serão custeadas pelas construtoras Carvalho Hosken e RJZ-Cyrela.
Moradores querem banir ônibus intermunicipaisEm troca, o município se comprometeu a concluir a Via Parque, inclusive com a construção de um viaduto ligando o Itanhangá à Vila do Pan. Além disso, uma lista de reivindicações foi apresentada ao prefeito durante o seminário, organizado pela Câmara Comunitária da Barra. Entre elas está um pedido para que o município termine o projeto da Avenida Prefeito Dulcídio Cardoso e proíba a circulação de ônibus intermunicipais pelo bairro, o que tem agravado os congestionamentos.
Também foi entregue aos representantes do governo uma proposta para que a Linha 4 do metrô (prevista para ligar a Gávea ao Jardim Oceânico) seja estendida até o Terminal Alvorada. No encontro, foram apresentados os projetos dos BRTs (corredores expressos de ônibus), prometidos para a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016.
- O trânsito da Barra da Tijuca está muito difícil. A circulação dos ônibus intermunicipais, por exemplo, só tem contribuído para aumentar os engarrafamentos. As empresas têm autorização para ir até o Terminal Alvorada, mas não para ficar circulando dentro do bairro. Pedimos que isso fosse imediatamente proibido - diz Delair Dumbrosck, presidente da Câmara Comunitária da Barra.

Nenhum comentário: