sábado, 7 de agosto de 2010

Logo da Rio 2016 só será conhecida no fim do ano

ESCONDIDA ATÉ O REVEILLON


Publicada em 06/08/2010 às 23h03m
Luiz Ernesto Magalhães - O Globo - 06/08/2010
    RIO - Caso fosse um filme, bem que poderia se chamar "Doze homens e mulheres e um segredo". O Comitê Organizador da Rio 2016 conclui, neste sábado, o processo de escolha da logomarca das Olimpíadas na cidade. O desenho, porém, será mantido em sigilo até 31 de dezembro. Numa estratégia de marketing, a logomarca será divulgada na Praia de Copacabana em pleno réveillon, provavelmente minutos antes da queima de fogos.
    O processo de seleção começou em abril. Das 139 agências que se inscreveram, 86 atenderam às exigências iniciais do Comitê Organizador. Várias etapas eliminatórias foram realizadas até a seleção de oito agências finalistas, que desenvolveram propostas para a logomarca. Apenas por ter chegado à final, cada escritório receberá um prêmio individual de R$ 10 mil. Já o vencedor ganhará R$ 50 mil.
    Mas o público e a própria agência só saberão qual foi o ganhador no mês que vem. Pelas regras do processo de seleção, o Comitê Rio 2016 só tornará público o resultado em setembro, depois que o Comitê Olímpico Internacional (COI) aprovar todos os desenhos propostos.
    A preocupação com o sigilo é tão grande que o acesso a sala onde a comissão está reunida, na sede do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), na Barra da Tijuca, é restrito. Para entrar na sala, os integrantes da comissão julgadora têm que deixar os celulares. Entre a porta e o local onde estão os croquis dos finalistas há ainda duas cortinas para evitar olhares indiscretos.
    Entre os integrantes da comissão julgadora estão o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman; o ex-diretor de Marketing do COI Michael Pyne; o ex-executivo de entretenimento da Disney Scott Givens; e diretores de escritórios de design dos EUA. Há ainda representantes dos três governos: o presidente da Embratur, Janine Pires; o subsecretario de Comunicação Social do estado, Ricardo Cota; e a coordenadora de Comunicação Social da prefeitura, Marcela Muller.

    Nenhum comentário: