Reforma do entorno da Praça Tiradentes depende do fechamento da Rio Branco

CONCLUÍDA, MAS NEM TANTO


Publicada em 04/08/2010 às 23h08m
Ediane Merola - O Globo - 04/08/2010
    Obra na Praça Tiradentes/Foto: Marco Antonio Cavalcanti - O Globo
    RIO - Para a prefeitura, a obra de revitalização da Praça Tiradentes, no Centro, está concluída. Mas quem passa pelo local ainda vê montes de terra e pedras portuguesas, além de máquinas que serão usadas na reforma do entorno. O serviço só será finalizado depois da retirada do terminal de ônibus junto à praça, cujo processo ainda está em análise e depende, por sua vez, do fechamento da Avenida Rio Branco para carros e ônibus, que foi adiado para a segunda metade deste semestre. As mudanças na Rio Branco, por sua vez, só ocorrerão, segundo a prefeitura, depois da licitação das linhas de ônibus municipais e da implantação do bilhete único.
    A revitalização da Praça Tiradentes, com investimentos de R$ 2,5 milhões, prevê reforma da iluminação e das calçadas. As obras fazem parte do Programa Monumenta, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
    De acordo com a RioUrbe, empresa vinculada à Secretaria municipal de Obras e responsável pela reforma, o serviço na praça está pronto, mas falta cuidar do entorno, o que só poderá ser feito após a saída dos ônibus. Em nota, a RioUrbe informou que, caso as linhas sejam retiradas em breve, os trabalhos estarão concluídos até dezembro. A data para a retirada das linhas, no entanto, não foi informada.
    Segundo a Secretaria municipal de Transportes, dez linhas de ônibus partem do terminal da Tiradentes. Em nota, o órgão reforçou que, neste momento, conduz uma licitação para toda a rede de ônibus no município, do qual dependem o projeto do terminal da Tiradentes e a reorganização das linhas que fazem ponto no local.