terça-feira, 28 de setembro de 2010

Estação tratará esgoto em Barra de Guaratiba

FIM DE LÍNGUAS NEGRAS


Publicada em 28/09/2010 às 23h24m - O Globo

RIO - A prefeitura começa nesta quarta-feira a construir uma Unidade de Tratamento das galerias pluviais na praia da Barra de Guaratiba, Zona Oeste. Quando for inaugurada, em fevereiro, a unidade deverá acabar com as duas línguas negras causadas por valões de esgoto na única praia oceânica da região. O investimento da Secretaria Municipal de Obras, através da Rio-Águas, será de aproximadamente R$ 1,2 milhão nesta intervenção.

- A estação vai ser subterrânea. Em função da topografia, seria muito difícil fazer a coleta e tratamento convencional do esgoto. Hoje, o esgoto vai para os valões e chega direto na areia. Vamos coletar esse esgoto, antes de chegar na praia - disse o Secretário municipal de Obras, Alexandre Pinto.

A estação, também conhecido como estação de tempo seco, uma vez que não tem demanda para atender todo o aumento do fluxo quando chove, é considerada de tratamento terciário. Chegará a retirar 98% da matéria orgânica e praticamente todos os nutrientes. A unidade vai acabar com o mau cheiro e melhorar a balneabilidade. Cerca de dez mil moradores serão beneficiados com a obra.

Para o professor da escola Politécnica da UFRJ Haroldo de Lemos, que não conhece os detalhes do projeto da estação de Barra de Guaratiba, a vantagem deste tipo de tratamento do esgoto é o baixo custo:

- Seria ideal se houvesse recursos para fazer o tratamento antes de o esgoto ser despejado nos valões. Se isso não é possível, a estação de tempo seco vai dar um ganho significativo, tratando os efluentes antes da praia.

Nenhum comentário: