Hotel Nacional deve reabrir em 2013


O Globo, Luiz Ernesto Magalhães, 31/ago
Os empresários de Goiás que há dez meses compraram o prédio do antigo Hotel Nacional em São Conrado em leilão acreditam que o pacote olímpico proposto pela prefeitura ajudará na revitalização do empreendimento. Em 15 de outubro, a direção da Construtora e Incorporadora Merziam decidirá sob qual bandeira o hotel, fechado desde a década de 90, vai operar. Sete propostas de redes internacionais estão sob análise. Um dos sócios da empresa, Malcolm Merziam, acredita ser possível reabrir o hotel em outubro de 2013. Para isso, Merziam estima que deverão ser investidos US$ 70 milhões (cerca de R$ 140 milhões).
 
- Tomamos posse do imóvel no início de janeiro. E, com o apoio de consultores, abrimos uma concorrência entre as operadoras. O objetivo é voltarmos a operar o Hotel Nacional com um padrão de quatro a cinco estrelas - disse o empresário.
 
No pacote que será analisado pelos vereadores, a prefeitura oferece condições especiais para viabilizar a reabertura do hotel. Os empresários poderão optar pela construção de mais quartos ou de uma espécie de centro empresarial, com espaço para convenções e escritórios em parte do terreno. Merziam explicou que provavelmente a escolha será pelo centro empresarial. As adaptações estão sendo discutidas em conjunto com o arquiteto Oscar Niemeyer, autor do projeto.