segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Maracanã também terá a sua 'orla' com ciclovia

NOVA ÁREA DE LAZER


Publicada em 27/09/2010 às 08h54m
O Globo - 27/09/2010
RIO - Além de ser integrado à Quinta da Boa Vista por uma grande passarela sobre a linha do trem, o Maracanã vai ganhar uma "orla" - com ciclovia, mobiliário urbano e equipamentos de ginástica semelhantes aos das praias da cidade - por conta dos eventos esportivos que o Rio receberá. O projeto de reurbanização das imediações do estádio inclui a reforma da calçada do complexo esportivo com paisagismo do Escritório Burle Marx. Segundo o secretário municipal de Urbanismo, Sérgio Dias, o objetivo é criar um ambiente agradável para turistas e cariocas, que estimule a circulação a pé na região, ficando como legado para a cidade.
De acordo com o secretário, o projeto está sendo detalhado, mas já foi decidido que, numa segunda etapa, após os eventos esportivos, o parque, que será construído do lado oposto à linha do trem (nos terrenos do Exército que estão sendo comprados pela prefeitura), terá o mesmo tipo de jardins e gramados da Quinta, concebidos no início do século 20 pelo paisagista Auguste Glaziou.
- Glaziou se notabilizou por gramados amplos e árvores de grande porte. Durante os eventos esportivos, esta área servirá de espaço de convivência com a vista para o Maracanã. Depois, tudo se transformará num parque 60 vezes maior do que a Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema - explica.
O trajeto da Rua Visconde de Niterói também será modificado para atender ao projeto. A rua, que hoje passa entre os quartéis do Exército e a Quinta da Boa Vista, será redesenhada para seguir paralela à linha de trem. O objetivo é eliminar a via que hoje separa os terrenos, dando unidade à área.
Segundo Eduardo Paes, a licitação para a primeira fase de obras será no ano que vem, depois que a compra dos terrenos do Exército for formalizada:
- Queremos integrar a Tijuca à área verde de São Cristóvão, que vai crescer a reboque da revitalização da Zona Portuária e do Centro e com os jogos.

Nenhum comentário: