Obras do portal de segurança da Ilha começam em outubro


Projeto poderá ser levado a outras regiões do Rio, como a Urca

POR RENATA MONTI - O Dia  03/09/2010
Rio - Começam em outubro as obras do portal de segurança da Ilha do Governador, que deve estar instalado até o fim do ano na Estrada do Galeão, acesso ao Aeroporto Internacional Tom Jobim. O projeto arquitetônico está pronto e será discutido nos próximos dias para ajustes de desenho e custos pela Secretaria Estadual de Segurança com a Secretaria Municipal de Obras, CET-Rio e Subprefeitura da Ilha. Outros portais com a mesma tecnologia estão em estudo em outras áreas da cidade, como a Urca.
Projeto arquitetônico do portal, semelhante a praça de pedágio, ainda sofrerá ajustes de desenho e custos | Foto: Divulgação
A obra faz parte do plano de segurança para a Copa 2014 e a Olimpíada 2016. O portal funcionará como posto de vigilância da área, que tem 250 mil moradores e 6 mil estabelecimentos comerciais. A estrutura é parecida com praça de pedágio e terá 9 faixas de passagem, 6 de entrada e 3 de saída.

Por sistema de câmeras, os veículos terão dados captados e enviados à central de controle, que identificará irregularidades, como carros roubados, clonados ou dívida de IPVA. Programa de computador está sendo desenvolvido para cruzar as informações com dados do Detran e deverá ser reaproveitado em outros bairros. “Hoje, seria possível fazer a leitura das placas, mas a consulta ao banco de dados ainda é lenta”, explica o subsecretário operacional de Segurança, Robson Sá.