segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Orla do Rio livre de fradinhos em duas semanas

O Globo, Rafael D'Angelo, 18/set

A Secretaria municipal de Conservação e Serviços Públicos espera concluir o projeto "Orla sem Fradinhos" dentro de 15 dias. O prazo foi estipulado ontem pelo secretário Carlos Roberto Osório, após a prefeitura iniciar a retirada dos 195 "grampos" instalados na enseada de Botafogo. 

- Alguns fradinhos, que em Botafogo são em forma de grampos, já estavam danificados.
O objetivo é manter o projeto paisagístico da orla livre de barreiras físicas. Aproveitamos também para recuperar a calçada de pedras portuguesas - afirmou Carlos Roberto Osorio. 

Após a conclusão das obras em Botafogo, que devem levar dez dias, será a vez das orlas do Flamengo, Leme e Copacabana. 

Em Ipanema e Leblon todos os fradinhos já foram retirados. 

Na Barra e no Recreio, 62 dos 70 condomínios notificados atenderam a solicitação da prefeitura, mas oito pediram prorrogação do prazo para realizar as obras. 

- Dos 180 condomínios notificados pela prefeitura, mais de 170 atenderam a notificação sem questionar ou pedir prorrogação do prazo. Só em um condomínio, em Ipanema, tivemos que retirar à força e aplicar uma multa. Para a próxima etapa, no Flamengo, Leme e Copacabana, identificamos poucas irregularidades, e a expectativa é de que a retirada seja feita rapidamente - informou o secretário. 

Fradinhos e canteiros da cidade serão padronizados Osorio destacou que as operações contra o estacionamento irregular realizadas pela Guarda Municipal e pela Secretaria Especial de Ordem Pública na orla continuarão ocorrendo, com utilização de reboques e aplicação de multas. 

- Com as operações, já identificamos uma redução dos carros estacionados irregularmente sobre as calçadas. A orla é um dos grandes patrimônios da cidade e a retirada dos fradinhos valoriza isso, mas é preciso também que o cidadão tenha consciência e não estacione sobre a calçada - destacou.
Ele adiantou que o próximo passo será padronizar os fradinhos e canteiros nas demais áreas da cidade. Um estudo em conjunto com as secretarias de Ordem Pública e de Meio Ambiente já está em andamento, e o projeto será entregue ao prefeito Eduardo Paes em breve. 

- A proposta é criar uma padronização para os fradinhos e canteiros de toda a cidade. Estamos começando pelo Centro Histórico, respeitando as características da região. 

A operação "Orla sem Fradinhos" teve início em julho, com a notificação de 79 condomínios na orla de Ipanema e do Leblon. Na sequência, foram notificados os imóveis da orla da Barra e Recreio.

http://ademi.webtexto.com.br/article.php3?id_article=38708&recalcul=oui

Nenhum comentário: