Prefeitura do Rio inicia abertura do túnel da Grota Funda



Obra faz parte da Transoeste, uma das intervenções viárias para a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016

15/09/2010 - Agencia Rio

J.P. EngelbrechtO prefeito Eduardo Paes, acompanhado pelo presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, e do presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, acionou a explosão que deu início à abertura do túnel da Grota Funda, etapa mais importante da implantação da Transoeste - corredor expresso que ligará a Barra da Tijuca a Santa Cruz. Ao lado da Transolímpica e da Transcarioca, a Transoeste também compõe o projeto de preparação viária do Rio de Janeiro para a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016. As obras de construção do corredor, orçadas em R$ 692 milhões, foram iniciadas há pouco mais de dois meses.

AF RodriguesA explosão, também acompanhada pelos secretários municipais de Obras, Alexandre Pinto; Casa Civil, Luiz Antonio Guaraná; e de Desenvolvimento Econômico, Felipe Góes; foi iniciada pelo emboque do túnel, no Recreio dos Bandeirantes, e consumiu cerca de 25 quilos de dinamite. Segundo a Secretaria de Obras, esta ação foi necessária para que sejam iniciados os trabalhos de limpeza do emboque, garantindo acesso para que a perfuração continue. Ainda segundo Pinto, estão previstos dois a três avanços por dia, consumindo, cada um, 450 quilos de explosivos.

Após esta etapa inicial, serão realizadas quatro frentes de serviço, com duração de um ano de trabalho, que deve consumir um total de 400 toneladas de explosivos.

J.P. EngelbrechtO prefeito Eduardo Paes falou sobre as benfeitorias do corredor expresso para a cidade:

- Esta será uma via fundamental de ligação entre as regiões da Barra e Recreio com outros bairros da Zona Oeste, como Guaratiba, Campo Grande e Santa Cruz. É o primeiro BRT da cidade, que estará pronto em meados de 2012, mudando a lógica de transporte no Rio de Janeiro. Trata-se de um exemplo daquilo que o Rio vai receber por estar realizando a Copa e as Olimpíadas. No entanto, é importante lembrar que se trata de mais uma obra para a cidade, uma vez que o mais importante de uma Copa ou Olimpíada é o que elas podem trazer de benefício para a população - disse o prefeito, completando que a Transoeste já poderá ser utilizada durante a realização da Copa das Confederações, em 2013.

O secretário municipal de Obras, Alexandre Pinto, deu mais detalhes sobre o projeto e também ressaltou a importância dos BRTs para o transporte de massa do Rio:

- A previsão é de que após a implantação das obras viárias o sistema já entre em pré-operação, até porque a concessão já foi executada e o contrato será assinado em breve. Além disso, a importância principal de uma obra como essa é a abertura de uma nova malha viária no Rio de Janeiro, favorecendo o transporte de massa através da construção de um BRT, que será o primeiro da cidade. Estamos quebrando um paradigma no Rio com a construção de novos meios de transporte - afirmou Alexandre Pinto, acrescentando que as obras da Transoeste incluem a construção de viadutos nas avenidas Salvador Allende e Benvindo de Novaes o que, segundo ele, será fundamental para o desafogamento do trânsito naquela região.

- O túnel terá duas galerias, de 1.100 metros cada, com três faixas de rolamento em cada galeria. O viaduto da Salvador Allende é uma das obras principais da Transoeste e vai permitir o fim do sinal, em sua interseção, que causa transtornos aos motoristas, principalmente no verão. Esperamos concluir a obra desse viaduto no início do verão, para garantir melhor fluidez no tráfego até a praia.

O secretário informou ainda que durante a intervenção não há previsão de modificação de tráfego na Grota Funda:

- O trânsito na Grota Funda será normal, a serra ficará aberta, uma vez que estamos concluindo a contenção de encostas que deslizaram com as chuvas de abril deste ano.

J.P. EngelbrechtO presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, destacou os reflexos dessa obra para a organização dos eventos esportivos:

- Esta é uma das ações mais importantes dentro do planejamento viário e do desenvolvimento da cidade, além de se tratar de mais uma medida extraordinária em prol da organização dos Jogos Olímpicos de 2016 e para a Copa do Mundo de 2014. Sem falar que toda iniciativa desse tipo provoca um reflexo internacional enorme, que dá a demonstração do comprometimento e das garantias que foram dadas à época da candidatura diante dos organismos internacionais - disse Nuzman.

Já o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, ressaltou o empenho do governo municipal em prol da realização da Copa e das Olimpíadas e os benefícios da Transoeste para o trânsito da região.

- Trata-se de uma obra importante, que da início à infraestrutura prometida para a Copa e as Olimpíadas. O Rio de Janeiro está dando um exemplo para o Brasil, uma vez que todos os seus projetos para a Copa, por exemplo, já estão em andamento. Essa intervenção dará fim à reclamação de motoristas e pedestres sobre os engarrafamentos na região.

Segundo a Secretaria Municipal de Obras, após a conclusão de todas as explosões, a rocha será preparada para a instalação dos sistemas de segurança, ventilação e iluminação do túnel, além da execução de drenagem para prevenção de possíveis infiltrações. Parte do material proveniente da explosão será triturado e utilizado para terraplanagem durante a execução das obras de alargamento previstas no escopo da construção do corredor expresso, que não terá pedágio.

Transoeste

A abertura do túnel da Grota Funda faz parte do segundo lote da obra de construção da Transoeste, orçado em R$ 550 milhões, que engloba a implantação das pistas laterais da Avenida das Américas, entre a Avenida Salvador Allende e o Canal da Sernambetiba. Além disso, será executada a duplicação da ponte sobre o canal e da pista da Avenida das Américas, entre a Alceu de Carvalho e a Estrada do Pontal.

Também serão criadas alças de acesso à Guaratiba, com readequação das vias, tanto para as entradas da Ilha de Guaratiba quanto para as de Barra de Guaratiba. O trecho da Avenida das Américas, após o túnel da Grota Funda, também será duplicado até a Estrada da Matriz, em Guaratiba.

A Transoeste terá 32 km de extensão, com 30 estações de BRTs (Bus Rapid Transit) - corredor expresso de ônibus articulados. O sistema será totalmente separado do tráfego geral, composto por linhas expressas e paradoras, ligando a Barra da Tijuca a Santa Cruz. O corredor central conta com linhas alimentadoras dos bairros periféricos.

Além disso, a obra inclui a restauração de 255 mil m² e a implantação de 522 mil m² de pavimento. Também serão instalados 3.650 pontos de luz, garantindo nova iluminação à região.


Texto: Flávia David
Fotos: J.P. Engelbrecht e AF Rodrigues

http://www.rio.rj.gov.br/web/guest/exibeconteudo?article-id=1130902