Obra faz parte da Transoeste, uma das intervenções viárias para a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016
15/09/2010 - Agencia Rio
Após esta etapa inicial, serão realizadas quatro frentes de serviço, com duração de um ano de trabalho, que deve consumir um total de 400 toneladas de explosivos.
- Esta será uma via fundamental de ligação entre as regiões da Barra e Recreio com outros bairros da Zona Oeste, como Guaratiba, Campo Grande e Santa Cruz. É o primeiro BRT da cidade, que estará pronto em meados de 2012, mudando a lógica de transporte no Rio de Janeiro. Trata-se de um exemplo daquilo que o Rio vai receber por estar realizando a Copa e as Olimpíadas. No entanto, é importante lembrar que se trata de mais uma obra para a cidade, uma vez que o mais importante de uma Copa ou Olimpíada é o que elas podem trazer de benefício para a população - disse o prefeito, completando que a Transoeste já poderá ser utilizada durante a realização da Copa das Confederações, em 2013.
O secretário municipal de Obras, Alexandre Pinto, deu mais detalhes sobre o projeto e também ressaltou a importância dos BRTs para o transporte de massa do Rio:
- A previsão é de que após a implantação das obras viárias o sistema já entre em pré-operação, até porque a concessão já foi executada e o contrato será assinado em breve. Além disso, a importância principal de uma obra como essa é a abertura de uma nova malha viária no Rio de Janeiro, favorecendo o transporte de massa através da construção de um BRT, que será o primeiro da cidade. Estamos quebrando um paradigma no Rio com a construção de novos meios de transporte - afirmou Alexandre Pinto, acrescentando que as obras da Transoeste incluem a construção de viadutos nas avenidas Salvador Allende e Benvindo de Novaes o que, segundo ele, será fundamental para o desafogamento do trânsito naquela região.
- O túnel terá duas galerias, de 1.100 metros cada, com três faixas de rolamento em cada galeria. O viaduto da Salvador Allende é uma das obras principais da Transoeste e vai permitir o fim do sinal, em sua interseção, que causa transtornos aos motoristas, principalmente no verão. Esperamos concluir a obra desse viaduto no início do verão, para garantir melhor fluidez no tráfego até a praia.
O secretário informou ainda que durante a intervenção não há previsão de modificação de tráfego na Grota Funda:
- O trânsito na Grota Funda será normal, a serra ficará aberta, uma vez que estamos concluindo a contenção de encostas que deslizaram com as chuvas de abril deste ano.
- Esta é uma das ações mais importantes dentro do planejamento viário e do desenvolvimento da cidade, além de se tratar de mais uma medida extraordinária em prol da organização dos Jogos Olímpicos de 2016 e para a Copa do Mundo de 2014. Sem falar que toda iniciativa desse tipo provoca um reflexo internacional enorme, que dá a demonstração do comprometimento e das garantias que foram dadas à época da candidatura diante dos organismos internacionais - disse Nuzman.
Já o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, ressaltou o empenho do governo municipal em prol da realização da Copa e das Olimpíadas e os benefícios da Transoeste para o trânsito da região.
- Trata-se de uma obra importante, que da início à infraestrutura prometida para a Copa e as Olimpíadas. O Rio de Janeiro está dando um exemplo para o Brasil, uma vez que todos os seus projetos para a Copa, por exemplo, já estão em andamento. Essa intervenção dará fim à reclamação de motoristas e pedestres sobre os engarrafamentos na região.
Segundo a Secretaria Municipal de Obras, após a conclusão de todas as explosões, a rocha será preparada para a instalação dos sistemas de segurança, ventilação e iluminação do túnel, além da execução de drenagem para prevenção de possíveis infiltrações. Parte do material proveniente da explosão será triturado e utilizado para terraplanagem durante a execução das obras de alargamento previstas no escopo da construção do corredor expresso, que não terá pedágio.
Transoeste
A abertura do túnel da Grota Funda faz parte do segundo lote da obra de construção da Transoeste, orçado em R$ 550 milhões, que engloba a implantação das pistas laterais da Avenida das Américas, entre a Avenida Salvador Allende e o Canal da Sernambetiba. Além disso, será executada a duplicação da ponte sobre o canal e da pista da Avenida das Américas, entre a Alceu de Carvalho e a Estrada do Pontal.
Também serão criadas alças de acesso à Guaratiba, com readequação das vias, tanto para as entradas da Ilha de Guaratiba quanto para as de Barra de Guaratiba. O trecho da Avenida das Américas, após o túnel da Grota Funda, também será duplicado até a Estrada da Matriz, em Guaratiba.
A Transoeste terá 32 km de extensão, com 30 estações de BRTs (Bus Rapid Transit) - corredor expresso de ônibus articulados. O sistema será totalmente separado do tráfego geral, composto por linhas expressas e paradoras, ligando a Barra da Tijuca a Santa Cruz. O corredor central conta com linhas alimentadoras dos bairros periféricos.
Além disso, a obra inclui a restauração de 255 mil m² e a implantação de 522 mil m² de pavimento. Também serão instalados 3.650 pontos de luz, garantindo nova iluminação à região.
Texto: Flávia David
Fotos: J.P. Engelbrecht e AF Rodrigues
http://www.rio.rj.gov.br/web/guest/exibeconteudo?article-id=1130902