sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Jorge Roberto anuncia nova ponte Rio-Niterói

16/12/2010 - São Gonçalo Online

Niterói poderá ter mais uma ponte ligando a cidade ao Rio de Janeiro. A novidade foi anunciada, na manhã de ontem, pelo prefeito de Niterói, Jorge Roberto Silveira (PDT). A ligação será feita entre Gragoatá e Aterro do Flamengo. Os detalhes ainda serão firmados em reunião ainda este mês. O que já está acertado é a construção de um novo terminal rodoviário. O anúncio foi feito durante as comemorações do 103º aniversário do arquiteto Oscar Niemeyer, que inaugurou mais uma obra sua na cidade.

Após 36 anos da inauguração da Ponte Rio-Niterói, a prefeitura de Niterói, o Governo do Estado e prefeitura do Rio vão firmar parceria para construção de uma nova ligação entre os municípios. O prefeito Jorge Roberto disse que a construção poderá ser uma das alternativas para desafogar o trânsito no percurso do Rio e Niterói. O projeto, que ainda não foi apresentado oficialmente, tem previsão para ser apresentado em janeiro. Valores e estimativa do tempo para que o novo trajeto fique pronto deverão ser divulgados assim que a reunião acontecer. Jorge Roberto disse estar entusiasmado com a nova alternativa para o tráfego.
“É interessante este traçado, ele é curto. São 3 km, e é aonde Dom Pedro queria fazer um túnel. O governador anunciará a obra”, disse o prefeito.

Este não é o primeiro projeto para desafogar o trânsito e facilitar a vida dos trabalhadores que têm que cruzar a Baía de Guanabara. Diferentes estudos de viabilidade já foram elaborados. Um deles seria a construção de um túnel sob as águas ligando o Rio e Niterói como um complemento da Linha 3 do Metrô.

Em 2002, a então governadora Benedita da Silva lançou a pedra fundamental para a construção do túnel. Sem outra alternativa, os usuários ainda vêem nas embarcações a melhor forma de cruzar as duas cidades. Atualmente, a Concessionária Barcas S.A detém o monopólio na Travessia Rio-Niterói e é responsável pelo transporte diário de 100 mil pessoas.

Terminal – Além de anunciar a construção de uma nova ponte, Jorge Roberto também informou que construirá um novo terminal rodoviário que terá ligação com a Estação das Barcas e futura Linha 3 do Metrô. 
“O terminal João Goulart já está saturado. Nós temos que arrumar outra solução. Além de saturado, a arquitetura dele é conflitante com as obras de Oscar Niemeyer. Será uma obra rápida e já estamos abrindo licitação”, disse. 

Este empreendimento já está com a verba liberada – 60% dos recursos vieram do Ministério do Turismo e os outros 40% do Governo do Estado. 
“Não houve recursos da prefeitura, mas as parcerias viabilizaram a construção desta torre que terá, também, um restaurante em sua cúpula”, disse o prefeito.

Jorge Roberto ainda tem outros projetos para serem colocados em prática, como a revitalização do Centro da cidade. A Avenida Rio Branco, por exemplo, receberá mais uma pista. 
“Precisamos dar vida ao Centro. Queremos devolver o prazer da população em morar aqui. O Centro precisa de vida”, afirmou. 

Depois de terminar 2010 reconstruindo a cidade, 2011 promete ser o ano da virada para Niterói.
“Vou trabalhar para recuperar a auto estima do povo niteroiense e o Carnaval virá para recuperar o sorriso, devolver a felicidade ao povo de Niterói”, prometeu.

Um comentário:

Anônimo disse...

Il semble que vous soyez un expert dans ce domaine, vos remarques sont tres interessantes, merci.

- Daniel