sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Prefeitura carioca começa obras do Museu do Amanhã

02/12/2010 - Portal 2014

Projeto, que faz parte do Porto Maravilha, deverá ficar pronto em 2012

A prefeitura do Rio de Janeiro iniciou na última quarta-feira (1º/12) as obras do Museu do Amanhã. O projeto faz parte do Porto Maravilha, que irá revitalizar a Zona Portuária da cidade.

Projetado pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava, o museu terá 12,5 mil m2 de área, sendo que 6 mil m2serão reservados a exposições. De acordo com a prefeitura, o museu será construído de forma sustentável, utilizando recursos naturais do local, como a água da Baía de Guanabara.

A primeira fase do projeto, que terá gastos previstos de R$ 22 milhões, será de reforço estrutural do Píer Mauá, onde serão implantadas cerca de mil estacas que irão possibilitar a execução das fundações do museu. A segunda etapa será de construção do museu e urbanização do entorno. Segundo a prefeitura, a previsão do orçamento total da obra será de cerca de R$ 130 milhões. 

O projeto é uma parceria da prefeitura com a Fundação Roberto Marinho. O Museu do Amanhã, informa a prefeitura, vai unir tecnologia, ciência e conhecimento, através de um diálogo com o futuro e o meio ambiente. A ideia dos organizadores é de que a inauguração do museu ocorra durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio +20, em 2012.

Perspectiva do Museu do Amanhã, implantado em área da zona portuária (crédito: Divulgação)

Nenhum comentário: