Petrobras: mais um passo para o Comperj

30/12/2010 - Webtranspo

Assinatura de contrato inicia fase do projeto

petrobras_comperj_maquete
Maquete mostra como será construído o Comperj

Paulo Roberto Costa, diretor de Abastecimento da Petrobras, assinou nesta semana três contratos para a implantação do Comperj (Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro).

Com isso, a companhia viabiliza a primeira etapa para a instalação da refinaria que abrange a construção e montagem das UHN (Unidades de Hidrotratamento de Nafta) e duas unidades auxiliares.

Conforme informações da companhia, o consórcio formado pela Delta Construções S.A., Projectus Consultoria Ltda. e TKK Engenharia Ltda será o responsável pela execução dos serviços.

Em um primeiro momento, serão feitos o detalhamento do projeto, o fornecimento de equipamentos e materiais, a construção e montagem da HDT (Unidade de Hidrotratamento) de Nafta e sua subestação. Com isso, a Petrobras trabalhará para reduzir o teor de enxofre e a percentagem de compostos instáveis da nafta.

O outro contrato prevê, além dos serviços de detalhamento, fornecimento de equipamentos e materiais, a construção e montagem das Unidades de Tratamento de Gás Combustível com Amina, a recuperação de enxofre, de tratamento de gás residual, de oxidação de amônia, de pastilhamento e armazenamento de enxofre e suas subestações.

Essas unidades reduzirão os compostos de enxofre e nitrogênio e ajustaram as emissões aos padrões exigidos pelos órgãos ambientais. Esta primeira etapa da refinaria deve ser concluída no fim de 2013.