Região Oceânica de Niterói ganha ponte no Tibau

09/05/2011 - Agência  Rio

Antiga reivindicação dos moradores de Piratininga, na Região Oceânica de Niterói, a Ponte do Tibau, será inaugurada nesta terça-feira (10), às 10h, pelo governador Sérgio Cabral. A ponte vai beneficiar não só o turismo, como liberar o acesso entre as margens do Rio Tibau, permitindo integrar as comunidades do entorno.

A Ponte do Tibau - substitui a anterior que, devido à precariedade, não permitia a travessia de veículos - é mais uma etapa do plano de revitalização da Lagoa de Piratininga, desenvolvido pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), com recursos do Fecam. O plano inclui a construção de um túnel de 988 metros de comprimento, cinco metros de largura e 4,5 m de altura, escavado no costão rochoso e já entregue ao município.

A construção, avaliada em R$ 1,5 milhão, foi iniciada há dois anos, mas foi paralisada no final de 2009 em função de problemas técnicos que provocaram atrasos nas obras. Foi realizada então uma nova licitação e a empresa Delta Construções assumiu o empreendimento, sendo necessário fazer alterações no projeto original.

O vice-governador Luiz Fernando Pezão, o prefeito de Niterói, Jorge Roberto Silveira, o secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc e a presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Marilene Ramos, estarão presentes ao evento.