terça-feira, 1 de novembro de 2011

Prefeitura dá início às obras do prédio do Museu do Amanhã

01/11/2011 - Agência Rio

Da Redação

A Prefeitura do Rio deu início, na tarde desta terça-feira (01), às obras de construção do prédio do Museu do Amanhã, no Píer Mauá. Uma parceria com a Fundação Roberto Marinho, o museu tem o projeto concebido pelo renomado arquiteto Santiago Calatrava e é uma das âncoras do Projeto Porto Maravilha, de revitalização da Região Portuária. O prefeito Eduardo Paes participou do evento.

Segundo a Prefeitura, o prédio terá 15 mil metros quadrados e sua arquitetura vai dialogar com a temática da sustentabilidade. O espaço será dedicado às Ciências, mas terá um formato diferente dos museus de História Natural ou de Ciências& Tecnologia já conhecidos. O Museu do Amanhã será um ambiente de experiências, que vai permitir ao visitante fazer escolhas pessoais, vislumbrar possibilidades de futuro, perceber como será sua vida e a do planeta nos próximos 50 anos.

O museu será erguido no Píer Mauá em meio a uma grande área verde, com paisagismo projetado por Calatrava e desenvolvido pelo escritório carioca Burle Marx e Cia. Serão cerca de 30 mil metros quadrados que incluem, além do prédio, área de lazer e ciclovia. Desde dezembro do ano passado, a prefeitura vem executando obras de reforço estrutural do píer e fundações do museu e do espelho d’água.

A construção do Museu do Amanhã foi incluída no pacote de obras da prefeitura que estão sendo realizadas pelo Consórcio Porto Novo através da maior PPP (Parceria Público-Privada) do País. Assim como demais intervenções do Porto Maravilha já em andamento, o prédio também vai ser custeado pela venda dos CEPACs (Certificados de Potencial Adicional de Construção), ou seja, sem recursos do tesouro municipal. Além disso, o Museu do Amanhã vai contar ainda com o patrocínio do Banco Santander, que vai investir na implantação da museografia e no programa de sustentabilidade durante dez anos.

Nenhum comentário: