Prefeito dá início às obras do Parque Olímpico Rio 2016

06/07/2012 - Portal 2014

Demolição do autódromo é a primeira etapa; em 2013, começa a instalação das estruturas olímpicas

Começaram nesta sexta-feira (6) as obras do Parque Olímpico Rio 2016, principal complexo esportivo da Olimpíada que acontecerá daqui a quatro anos.

Em solenidade, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, deu início às intervenções, que em um primeiro momento incluem apenas a reurbanização do entorno do autódromo de Jacarepaguá, na zona oeste da cidade, onde o parque será erguido.

Por uma solicitação da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), o espaço continuará recebendo corridas até o fim de 2012, quando será fechado definitivamente e demolido até maio de 2013. Aí então as primeiras estruturas olímpicas começarão a ser construídas.


Projeto do Parque Olímpico: obras começaram simbolicamente (crédito: AECOM/Divulgação)
A presidente da Empresa Olímpica Municipal, Maria Silvia Bastos Marques, informou que os primeiros editais de licitação dos prédios e arenas olímpicas saem na próxima semana.

As obras serão administradas pelo consórcio Rio Mais, formado pelas empresas Odebrecht, Andrade Gutierrez e Carvalho Hosken. O custo total do empreendimento deve girar em torno de R$ 1,4 bilhão.

Em uma área de 1.180.000 m², o Parque Olímpico vai receber disputas de 15 modalidades olímpicas e 11 paraolímpicas.