sábado, 7 de julho de 2012

Um bairro modelo que surge 'pronto' na Zona Norte

06/07/2012 - Extra

Pelo menos 460 famílias vítimas das chuvas de abril de 2010 ou moradoras de áreas de risco da cidade já têm um novo lar: o conjunto habitacional Bairro Carioca, que será inaugurado, nesta manhã, em Triagem, Zona Norte do Rio. Até o fim do ano, todos os 2.240 apartamentos estarão habitados por mais de 9 mil pessoas. O investimento total no empreendimento chegou a R$ 95 milhões.
Considerado pela prefeitura um marco para a política habitacional do Rio, o empreendimento tem como diferencial a sua localização. Ao lado de uma estação de trem, uma de metrô e de pontos de ônibus servidos por mais de dez linhas, as 112 torres não lembram os famosos conjuntos dos anos 1980, construídos ao longo da Avenida Brasil, em direção a bairros da Zona Oeste.
- A localização é importantíssima. Tem que serperto do trabalho, tem que ter transporte, senão não dá certo, e a pessoa volta para a favela. No Bairro Carioca, temos também todos os serviços necessários - declarou o secretário municipal de Habitação, Jorge Bittar.
LAZER E SERVIÇOS
Apesar de ser um conjunto habitacional, os condôminos do Bairro Carioca terão salões de festas e churrasqueiras ao seu dispor. A novidade é que, dentro do conjunto, haverá, também, escola, creche, Clínica da Família, mercado público, centro esportivo e centro cultural digital. Todos estes equipamentos ficarão abertos ao público, assim como as ruas internas, que serão integradas à malha viária local, também sendo abertas ao trânsito.
- É uma forma de evitar que o bairro vire um novo gueto, como os outros conjuntos - afirmou Bittar.

Nenhum comentário: