sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Aquário: retomada de obra até dezembro

15/11/2012 - O Globo, Isabela Bastos

O projeto AquaRio, de criação de um aquário de visitação pública na Zona Portuária, ganhou sobrevida. A prefeitura deu um ultimato aos idealizadores do empreendimento para que comecem efetivamente a obra até 31 de dezembro, sob pena de perderem a cessão do frigorífico Cibrazem, na Avenida Rodrigues Alves. O grupo também terá que apresentar, até 7 de dezembro, o novo contrato social da empresa gestora do projeto, que será modificado para incluir três novos investidores. Atrasado há dois anos, o projeto será executado pela concessionária Cataratas S/A (gestora dos parques nacionais do Iguaçu e de Fernando de Noronha), pela Esfeco (que opera o Trem do Corcovado) e pela transportadora Bel Tur.

De acordo com o presidente do Trem do Corcovado, Sávio Neves, o grupo terá que licenciar novamente o projeto na Secretaria municipal de Urbanismo, uma vez que a obra foi desmembrada em duas etapas. Na primeira, serão construídos tanques - incluindo o maior deles, com 3,3 milhões de litros - para animais marinhos. As empresas se comprometeram a injetar R$ 80 milhões na primeira fase, prevista para durar 24 meses.

Orçado em R$ 150 milhões, o projeto completo prevê 41 tanques para animais marinhos e de água doce. O restante do aquário só será construído conforme a demanda de público. A Kreimer Engenharia, que conduziu o planejamento do empreendimento nos últimos quatros anos, será a construtora do aquário. Apesar de haver necessidade de novo licenciamento, Sávio Neves não acredita em mais atrasos no início das obras.

- O licenciamento será beneficiado pelo rito sumário que todos os projetos do Porto estão tendo, ficando dentro do prazo dado pela prefeitura - explicou.

O diretor-presidente do AquaRio, Marcelo Szpilman, disse que a demolição de estruturas internas do prédio já começaram. Ele afirmou que as obras deverão ser aceleradas dentro do prazo exigido pela prefeitura, informação confirmada pela construtora.

O prédio do frigorífico é um imóvel municipal tombado, cedido à iniciativa privada em 2008. O contrato de cessão já foi prorrogado duas vezes. A inauguração do aquário estava prevista, originalmente, para o mês que vem.


Enviado via iPhone

Nenhum comentário: