segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Casas Casadas vão virar centro cultural

19/11/2012 - O Globo, Gabriel Cariello

Imóvel de Laranjeiras abrigará seis cinemas e centro gastronômico

Patrimônio: Imóvel de Laranjeiras é tombado pela prefeitura desde 1994 Camilla Maia

O secretário municipal de Cultura, Sérgio Sá Leitão, confirmou a intenção de construir um centro cultural no conjunto imobiliário Casas Casadas, em Laranjeiras, como noticiou neste domingo a coluna Gente Boa. O pré-projeto inclui a construção de seis salas de cinema, um pequeno centro gastronômico, além de espaços para aulas, reuniões e debates culturais. Segundo o secretário, o projeto espera a aprovação da Subsecretaria municipal do Patrimônio Cultural, Intervenção Urbana, Arquitetura e Design, já que o prédio é tombado como patrimônio histórico pela prefeitura desde junho de 1994.
- A ideia é transformar as Casas Casadas em um centro cultural. A primeira versão do projeto está pronta, mas ainda precisa ser aprovada porque o imóvel é tombado. Depois da aprovação, vamos procurar a associação de moradores e ouvir sugestões - explicou o secretário.
Construído no século XIX, o prédio de arquitetura neoclássica passou por reforma, orçada em R$ 3,7 milhões, entre agosto de 2002 e setembro de 2004. Desde então, abriga a RioFilme. O Espaço Rio Carioca, misto de café, bar e livraria, em funcionamento desde 2007, fechou este ano.
Para o cineasta Sérgio Bloch, morador da Rua Leite Leal, além dos cinemas, o projeto poderia incluir o funcionamento de galerias de artes:
- Gosto da ideia de ter cinemas por perto, mas preciso conhecer melhor o projeto. Serão salas pequenas para filmes de arte? É que me pergunto se Laranjeiras tem demanda para seis salas de cinema - diz.


Enviado via iPhone

Nenhum comentário: