sábado, 3 de novembro de 2012

Detonações dão início às obras do túnel do Porto Maravilha

Detonações dão início às obras do túnel do Porto Maravilha

20/10/2012 - O Globo

Via expressa substituirá parte da Avenida Rodrigues Alves e do Elevado da Perimetral

ATHOS MOURA

Início das obras do túnel do Porto Maravilha. Detonações devem demorar seis meses
FERNANDO QUEVEDO / AGÊNCIA O GLOBO

RIO – As obras para a construção do túnel que ligará a Zona Portuária ao Aeroporto Santo Dumont, dentro do projeto Porto Maravilha, começaram neste sábado. A primeira detonação controlada ocorreu às 6h e, por precaução, foram interditadas as ruas Sacadura Cabral, Edgar Gordilho, Coelho e Castro, além da Avenida Venezuela e do Largo São Francisco da Prainha. As vias foram fechadas para a circulação de carros e pedestres por cinco minutos. O túnel, que terá 3.450 metros, substituirá parte da Avenida Rodrigues Alves e o Elevado da Perimetral. A previsão é de que a obra seja concluída em 2015.

De acordo com a consórcio responsável pelo serviço, as explosões acontecerão sempre de segunda à sábado, às 6h da manhã. Sinais sonoros foram emitidos trinta, vinte e cinco minutos antes da explosão. Esse procedimento se repetirá todos os dias.

O consórcio informou também que os imóveis localizados na região receberam visitas cautelares. Durante ao período de explosões, que durará seis meses, as 133 edificações do entorno das obras serão analisadas permanentemente. Para as detonações foram destacados 33 operários e controladores de trânsito.
O túnel terá seis faixas expressas, três no sentido Aeroporto Santos Dumont e, as demais, no sentido Avenida Brasil. Esse será o maior túnel em área urbana do Brasil. A região da Avenida Rodrigues Alves entre o Armazém 6 e a Praça Mauá receberá um parque, ciclovias e dois museus. Por lá também passarão veículos leves sobre trilhos (VLT).

Nenhum comentário: