terça-feira, 13 de novembro de 2012

Estado terá centro de operações de trânsito

13/11/2012 - O Globo

População será informada, em tempo real, sobre situação do tráfego

RIO - A Secretaria estadual de Transportes deu o primeiro passo para a criação de centro de operações de trânsito que vai abranger o Rio e outras 19 cidades da Região Metropolitana, nos moldes do Centro de Operações da Prefeitura do Rio (COR). Nesta terça-feira, especialistas da Nippon Koei, empresa japonesa de consultoria em sistemas contratada pela Agência de Cooperação Técnica do Japão (Jica), apresentaram a primeira fase da pesquisa para elaboração do Plano Diretor de Tecnologia de Informação para Transportes do Rio, uma preparação para receber os grandes eventos, como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos.

O Sistema de Inteligência de Transportes (ITS, sigla em inglês), que será implantado para 20 municípios do estado, é uma ferramenta capaz de informar a população, em tempo real, sobre a situação do trânsito para aumentar a eficiência do transporte público e do deslocamento urbano. A etapa divulgada nesta terça-feira mostrou o levantamento da situação dos transportes públicos na Região Metropolitana e o diagnóstico das áreas de fluxo maior de veículos, além do mapeamento da integração entre os transportes municipais e estaduais.

Por meio de tecnologia da informação, o centro de operações será capaz de processar e fornecer dados à população para que seja possível redefinir trajetos, proporcionando a otimização das viagens urbanas.

Temos uma cultura pouco desenvolvida para este tipo de finalidade, e o Japão, com todas a sua experiência em relação a desastres naturais e sua necessidade extrema de fazer o manejo rápido e eficiente das condições de tráfego e trânsito, desenvolveu uma tecnologia sofisticada. Nela, eles monitoram, online, por exemplo, 47 milhões de veículos e são capazes de fechar áreas em minutos e remanejar toda a situação semafórica em segundos disse o secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes.


Enviado via iPhone

Nenhum comentário: