segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Primeiro trecho do Transcarioca será inaugurado com nova ponte

Primeiro trecho do Transcarioca será inaugurado com nova ponte

24/11/2012 - O Globo

Intervenções para a passagem do BRT eliminarão sinal que causa retenções na saída da Linha Amarela na Barra

A primeira das duas pontes estaiadas do BRT Transcarioca (que ligará o Terminal Alvorada ao Aeroporto Internacional Tom Jobim) será inaugurada no fim do primeiro semestre de 2013. A ideia da Secretaria municipal de Obras é abrir a ponte junto com a entrada em operação do primeiro trecho do BRT, entre a Barra da Tijuca e a Taquara. A informação é do coordenador dos BRTs da prefeitura, Eduardo Fagundes. Segundo ele, a construção da ponte na Barra é um dos principais desafios do projeto do Transcarioca, porque a obra, junto à Avenida Ayrton Senna, está sendo feita num terreno turfoso, cujo solo é formado principalmente por materiais resultantes da decomposição de vegetais
- Primeiro, os operários tiveram que cravar estacas profundas e preencher os buracos com concreto na argila mole, antes de começar a erguer a ponte - contou Eduardo.
A expectativa é que o formato estaiado, com a instalação dos tirantes, comece nas próximas semanas. A nova ponte contará com quatro faixas de tráfego, duas das quais serão usadas para a passagem dos ônibus do BRT. As outras duas ampliarão a capacidade da Ayrton Senna no sentido Barra. Junto com a ponte, também estão sendo construídos novos retornos, reordenando o acesso entre as avenidas Ayrton Senna e Salvador Allende.
- Essas mudanças, com a liberação da ponte ao tráfego, permitirão a eliminação de um conjunto de sinais no cruzamento das duas vias. Esses sinais hoje estão entre os principais responsáveis por retenções enfrentadas na descida da Linha Amarela, na chegada à Barra, e por quem deixa Jacarepaguá e Barra da Tijuca pela Salvador Allende - explicou o engenheiro.
A ponte estaiada é a segunda grande intervenção viária entre as avenidas Ayrton Senna e Salvador Allende. Em 2006, a prefeitura reorganizou o trânsito com a construção de novos retornos nas imediações da Vila do Pan. A mudança evitou que os motoristas que deixavam a Salvador Allende para a Linha Amarela tivessem que seguir até o retorno na altura do Via Parque.



Enviado via iPhone

Nenhum comentário: