Copacabana terá mais 12 hotéis até as Olimpíadas

09/04/2013 - O Globo, Jacqueline Costa

Associação de moradores está preocupada com queda na qualidade de vida por causa de empreendimentos

Até as Olimpíadas de 2016, Copacabana ganhará nada menos que 12 novos hotéis. Seis estão em construção e quatro já foram licenciados pela prefeitura. Mais dois projetos estão sendo analisados pela Secretaria municipal de Urbanismo. Em número de quartos, são mais 1.914. A Rio Negócios, agência responsável por atrair e facilitar novos investimentos, não revelou a localização dos empreendimentos. Como noticiou a coluna Gente Boa, do GLOBO, o presidente da Sociedade Amigos de Copacabana, Horácio Magalhães, está preocupado com o boom hoteleiro:
- É preciso deixar claro que não temos nada contra a realização das Olimpíadas, mas nunca tivemos tantos licenciamentos. Até hoje pagamos um preço muito alto pelos hotéis que já existem. São negócios que atraem táxis, vans e enormes ônibus de turismo, gerando muito tráfego. As duas últimas casas da Avenida Atlântica vão virar hotéis. Um sobrado de dois andares, com apenas seis metros de frente, na Rua Tonelero, também foi demolido para dar lugar a um hotel. Nesse local, a prefeitura autorizou um prédio com 18 pavimentos. Assim, Copacabana passará a ser um bairro hoteleiro.
Magalhães diz que os moradores estão procurando estabelecer um diálogo com a prefeitura, pensando nos impactos viário e ambiental no bairro. Caso isso não ocorra, ele não descarta a possibilidade de entrar com uma representação no Ministério Público:
- Em nome das Olimpíadas, não podemos passar por cima da qualidade de vida dos moradores da cidade e do seu direito de ir e vir. Essa quantidade de hotéis vai gerar muitos problemas.
Além das 12 construções novas, há três retrofits em andamento e mais um licenciado. Há ainda um projeto de ampliação em análise. O investimento total nos 17 empreendimentos soma R$ 500 milhões e 1.800 empregos. Ibis, Best Western, Emiliano, Golden Tulip e Windsor estão entre as bandeiras. Hoje, Copacabana já conta com 63 hotéis e 7.366 quartos.
O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-RJ), Alfredo Lopes, não vê motivos para preocupação.
- Não conheço nenhum lugar do mundo em que um hotel não enobreça o entorno. Os imóveis residenciais promovem uma circulação de carros muito maior. Além disso, empreendimentos hoteleiros melhoram a segurança, já que trazem mais iluminação e mais pessoas circulando. Ninguém vai sair perdendo em Copacabana - diz Lopes.
Segundo o Comitê de Acomodações da prefeitura para os Jogos de 2016, se os 101 projetos de construção de hotéis, pousadas e albergues já aprovados ou em análise na Secretaria de Urbanismo saírem do papel, a cidade ganhará pelo menos 14.671 quartos nos próximos anos.