Concessionária Porto Novo conclui a escavação do Túnel da Saúde

03/05/2013 - 

A Concessionária Porto Novo concluiu, no dia a abertura da terceira galeria do Túnel da Saúde. O prefeito Eduardo Paes conduziu a retirada da última parede do túnel, que tem 80 metros, terá um Veículo Leve sobre Trilhos e 3 galerias.

O presidente da Concessionária Porto Novo José Renato Ponte explica obra ao prefeito

Sob o Morro da Saúde, o túnel com 80 metros terá três galerias: três faixas de rolamento no sentido Praça Mauá, três faixas sentido Viaduto do Gasômetro, Ponte Rio-Niterói e Avenida Brasil e, entre as duas, uma passagem do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Este túnel será o único a compartilhar calçada para pedestres.
A previsão de abertura do túnel ao tráfego será no segundo semestre deste ano, quando as ruas de superfície: Equador, Venezuela e antiga Via Trilhos estarão prontas e liberadas, representando 80% deste novo sistema viário.
“Esse túnel é fundamental, é a alternativa para o Elevado da Perimetral no primeiro momento. Quando a gente tirar a primeira parte do viaduto, essa via funcionará de alternativa para todo fluxo de veículos. Esse túnel tem um charme porque tem o VLT passando no meio”, afirmou Paes.
A construção deste túnel foi iniciada em setembro de 2011. Foram utilizadas duas metodologias de construção diferentes: a escavação e a detonação
Também foi necessário construir uma importante estrutura em concreto armado para sustentar toda a carga do Morro da Saúde que é uma ponta da pedreira que foi muito explorada no aterro do Porto do Rio, no início do século 20. O avanço do túnel foi de, aproximadamente,dois metros por dia”, explica José Renato Ponte, presidente da Concessionária Porto Novo.