quinta-feira, 16 de maio de 2013

Iniciada a construção da Via Expressa


05/11/2013 - Concessionária Porto Novo

A Concessionária Porto Novo iniciou em outubro a construção da Via Expressa. Junto com a Via Binário do Porto, já em execução, vai absorver o fluxo do Elevado da Perimetral, que já começa a ser desmontado. A Via Expressa terá um túnel com 2010 metros de extensão. Haverá ainda uma extensão de conexão entre a Via Expressa e o Aterro do Flamengo.

Já começou a ser construída a primeira etapa da construção do túnel de 2010 metros de extensão que fará parte da Via Expressa

A Concessionária Porto Novo deu início em outubro a construção do túnel que fará parte da Via Expressa (atual Avenida Rodrigues Alves), fundamental à estrutura do novo sistema viário da Região Portuária. A via terá seis faixas de rolamento – três no sentido Avenida Brasil e três em direção ao Aeroporto Santos Dumont.

A primeira intervenção da Concessionária Porto Novo é a construção de um poço de serviço na Avenida Venezuela, que dará acesso a operários e máquinas e servirá de entrada e saída de material. O recurso do poço de serviço – já adotado na obra do Túnel do Binário, na Praça Mauá – permite a construção de túneis com menos interferências sobre o trânsito da cidade, porque as áreas escolhidas para a sua instalação são praças ou imóveis designados exclusivamente para a execução das obras. Ou seja, não exigem o fechamento de ruas.

Para a escavação do novo poço, localizado em solo rochoso, a Porto Novo adota a detonação controlada. O procedimento, já em andamento, acontece sempre às 6h da manhã, de segunda a sábado, para gerar menos transtornos ao trânsito.

Nenhum comentário: