terça-feira, 7 de maio de 2013

Prefeitura abre terceira galeria do túnel da Saúde


26/04/2013 - Prefeitura do Rio de Janeiro

Primeira grande obra viária do Porto Maravilha será entregue no segundo semestre

A prefeitura do Rio concluiu no dia 22 de abril a abertura da terceira galeria do Túnel da Saúde. Primeira grande obra do sistema viário do Porto Maravilha, o túnel de 80 metros ligará os dois extremos da Região Portuária, conectando a região à Avenida Brasil e à Ponte Rio-Niterói. Sob o Morro da Saúde, posicionado aproximadamente na metade da Via Binário do Porto, o túnel será aberto ao tráfego no segundo semestre deste ano, quando as ruas de superfície estarão prontas e liberadas, o que representa 80% deste conjunto.

Terceira e última galeria do Túnel da Saúde, de 80 metros, foi perfurada no dia 22 de abril

O Túnel da Saúde tem três galerias: três faixas de rolamento no sentido Praça Mauá, três faixas sentido Viaduto do Gasômetro, Ponte Rio-Niterói e Avenida Brasil e, entre as duas, uma passagem do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Ele será o único a compartilhar calçada para pedestres. O prefeito Eduardo Paes, que acompanhou a abertura do túnel de 80 metros, destacou a importância da obra para a transformação que a prefeitura vem implantando na região:

- Esse túnel é fundamental, uma alternativa ao Elevado da Perimetral em um primeiro momento. Quando tirarmos a primeira parte da Perimetral, a Via Binário do Porto vai funcionar para que possamos escoar a enorme quantidade de veículos que passa por ali. Além disso, esse túnel tem um charme especial, entre suas faixas passará o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT).

Túnel do Binário em obras e simulação

Via Binário do Porto
A modernização do sistema viário da Região Portuária virá em três grandes obras: a demolição do Elevado da Perimetral, a transformação da Avenida Rodrigues Alves em Via Expressa e a construção de uma nova rota, a Via Binário do Porto. Com 3,5 Km de extensão, paralela à Avenida Rodrigues Alves, terá três faixas por sentido e várias saídas para a distribuição interna do trânsito e acessos ao centro da cidade. Em um dos sentidos, a via fará a ligação da Rodoviária Novo Rio à Avenida Rio Branco. No outro, o trajeto parte da Rua Primeiro de Março em direção às alças do Viaduto do Gasômetro, em construção. Hoje, alguns trechos da Via Binário do Porto já estão em operação, como a Avenida Venezuela e parte da Rua da Gamboa.

Estudo de Tráfego da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp) que deu origem ao novo conceito de Mobilidade Urbana na Região Portuária aponta a Via Binário do Porto como o conjunto de ruas responsável pela distribuição interna do trânsito dos bairros da Saúde, Gamboa, Santo Cristo e Centro. Quando estiver pronta, terá capacidade de 4.500 veículos por hora em momentos de pico do trânsito. Durante o processo de demolição do Elevado da Perimetral, a Via Binário do Porto será fundamental para complementar a necessidade de vias para desvio do fluxo de veículos. No futuro, será responsável, ao lado da Via Expressa, também em construção, pelo aumento da capacidade de tráfego na Região Portuária.

Com informações de Portal da Prefeitura do Rio

Nenhum comentário: