COI volta a cobrar transporte e infraestrutura para Rio 2016

09/09/2013 - O Globo

Nuzman afirma: Maioria dos taxistas está em condições de receber visitantes

Nuzman fala ao COI em Buenos Aires: O Rio estará pronto Fabrice Coffrini / AFP
BUENOS AIRES Membros do Comitê Olímpico Internacional (COI) se mostraram ontem preocupados com problemas enfrentados pelo Rio, como protestos, transportes e hospedagem, em reunião na capital argentina na qual autoridades da Rio 2016 fizeram uma apresentação sobre os Jogos. No evento, fechado para a imprensa mas transmitido por telões, o presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, afirmou que o Rio estará pronto, apesar do trabalho que ainda falta.

Mas as declarações de Nuzman e do diretor-executivo de Esportes do comitê, Alberto Guimarães, não tranquilizaram alguns integrantes do COI, que pediram explicações sobre as manifestações na cidade e no resto do Brasil.

Temos uma democracia, e todos podem expressar sua opinião. Mas é importante considerar que a população ama os esportes, 72% da população respaldam os Jogos disse Nuzman. Essas coisas acontecem em vários países.

Com relação aos transportes, quando membros do COI lembraram problemas com taxistas cariocas, principalmente a dificuldade com outros idiomas, nos Jogos Pan-Americanos de 2007 (um deles afirmou, em tom irônico, que por essa limitação alguns visitantes acabaram em Buenos Aires), Nuzman respondeu:

Tem razão, naquele momento tínhamos problemas com o idioma. Não posso dizer que todos, mas a grande maioria dos taxistas, hoje, está em condições de receber os visitantes.

Também foram apontados problemas nas obras de infraestrutura e de instalações para os Jogos, como o Parque Olímpico de Deodoro algo já reclamado pelo COI uma semana antes, no Rio. O representante de Santa Lúcia no COI, Richard Peterkin, disse que o comitê carioca talvez tenha de aceitar que a situação é crítica em algumas áreas e fazer mudanças para garantir o êxito dos Jogos.

Guimarães afirmou que os projetos estão dentro dos prazos previstos, ressaltando que as obras em Deodoro começarão este mês.

Também começaremos a trabalhar no velódromo e no centro de esportes aquáticos. O campo de golpe olímpico será o primeiro concluído, em julho do ano que vem ampliou.

Nuzman prometeu que as opções de transporte de alta velocidade beneficiarão 60% da população em 2016.