segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Faixa reversível da Avenida Dom Hélder Câmara entra em operação

02/09/2013 - O Globo

No primeiro dia do novo esquema, Rua Carolina Machado, que serve de opção à via, apresentou lentidão.

Começou a valer nessa segunda-feira a faixa reversível da Avenida Dom Hélder Câmara Arion Marinho / Arion Marinho
RIO - A faixa reversível da Avenida Dom Hélder entrou em operação na manhã desta segunda-feira. Com o novo esquema de tráfego, os motoristas que saem do Viaduto de Cascadura no sentido Abolição e vão acessar a Rua Cerqueira Daltro podem utilizar uma faixa da pista sentido Madureira, que funciona como reversível das 6h às 10h, até a altura da Rua Sidônio Paes.

A instalação da reversível aliviou o tráfego tanto na própria avenida quanto no Viaduto de Cascadura. Entretanto, a Rua Carolina Machado, que serve como opção à avenida, apresentou trânsito lento. Segundo o secretário municipal de Transportes, Carlos Roberto Osorio, o problema ocorre porque muitos motoristas ainda não se acostumaram com o novo esquema de tráfego:

São duas mudanças em Cascadura. A primeira é a reversível e a outra é que criamos um giro artificial para os ônibus que saem do viaduto. Antes, eles precisavam cruzar todas as pistas para entrar a esquerda e entrar na Cerqueira Daltro. Agora, eles saem pela direita, dão a volta após acessarem uma rua traseira e atravessam para a Daltro por um cruzamento. O tempo de viagem aumenta em cinco minutos, mas compensa com o tráfego mais livre.

Osorio acrescenta ainda que ajustes nos sinais serão feitos tanto na avenida quanto na Rua Carolina Machado até esta quarta-feira.

O problema agora lá é de distribuição. Muita gente ainda não conhece a reversível, e segue fugindo para a Carolina Machado, que está engarrafada. Então essa mudança nos tempos dos sinais vai liberar mais o tráfego, e, com o tempo, os motoristas vão se acostumar com a reversível.

Nenhum comentário: