quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Ponte estaiada da Barra da Tijuca é inaugurada com bênção de Dom Orani Tempesta

24/12/2013 - O Globo

Após cerimônia do arcebispo, a nova via foi aberta ao tráfego

Inicialmente, apenas carros de passeio terão acesso

RAFAEL GALDO

Veículos circulam pela ponte estaiada que foi inaugurada nesta terça-feira na Barra da Tijuca Foto: Cezar Loureiro / Agência O Globo
Veículos circulam pela ponte estaiada que foi inaugurada nesta terça-feira na Barra da Tijuca Foto: Cezar Loureiro / Agência O Globo

RIO - A circulação de ônibus no BRT Transcarioca (que ligará a Barra ao Aeroporto Internacional do Tom Jobim) ficou mesmo para 2014. No entanto, um trecho das obras do corredor — uma ponte estaiada — foi inaugurado nesta terça-feira pelo prefeito Eduardo Paes, como uma aposta para melhorar o trânsito de quem vem da Linha Amarela e da região de Jacarepaguá em direção à Barra da Tijuca. A estrutura, que recebeu o nome do cardeal dom Eugenio Sales, ganhou a bênção, durante a cerimônia, do arcebisbo do Rio, dom Orani Tempesta. Depois da cerimônia, a via foi aberta ao tráfego, eliminando um sinal de trânsito no entroncamento da Avenida Ayrton Senna com a Embaixador Abelardo Bueno e pondo fim a um dos principais gargalos no fluxo de veículos da região.

Obra será concluída em 2014

Segundo a Secretaria municipal de Obras, 85% das intervenções para a construção do corredor Transcarioca estão concluídas. O BRT entrará em operação no primeiro semestre de 2014. De acordo com o prefeito Eduardo Paes, a via será inaugurada em etapas ao longo dos primeiros meses do ano. O trecho entre Barra e Taquara será o primeiro a entrar em operação.

— A Transcarioca é um passeio por esta cidade de contrastes — disse o prefeito, fazendo uma referência ao trajeto do novo BRT, que passa por bairros de classe média, como a Barra da Tijuca, e outros mais pobres da Zona Oeste e do subúrbio.

A nova ponte estaiada pode ser usada por motoristas de carros particulares que seguem no sentido Linha Amarela/Cidade de Deus para a Barra. No caso dos ônibus de BRT, os veículos usarão a ponte tanto no sentido Barra quanto em direção a Jacarepaguá. Com 209 metros de extensão e sustentada por 56 cabos de aço, a ponte terá iluminação cênica. São 184 postes com lâmpadas LED, com filtros que permitem alterar as cores em datas especiais. Nesta semana de Natal, por exemplo, as cores serão o vermelho e verde.

A técnica é semelhante à usada na iluminação do Cristo Redentor, que eventualmente tem suas cores alteradas. Segundo o secretário municipal de Obras, Alexandre Pinto, a construção da ponte custou R$ 120 milhões. Ele garantiu que será possível entregar todas as obras do BRT Transcarioca antes da Copa do Mundo, em junho de 2014.

Além da ponte estaiada, o prefeito inaugurou as obras de ampliação e modernização do Terminal Alvorada, que será um dos pontos finais da Transcarioca e no qual já opera o BRT Transoeste (da Barra a Santa Cruz e Campo Grande). Quando a Transcarioca entrar em operação, será ali a integração dos dois corredores.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/ponte-estaiada-da-barra-da-tijuca-inaugurada-com-bencao-de-dom-orani-tempesta-11147052#ixzz2oX6lWr3Q 

© 1996 - 2013. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 

Nenhum comentário: