Arco Metropolitano anima construtoras

29/11/2014 - O Globo, Morar Bem Niterói

Até pouco tempo atrás uma pequena cidade na periferia do Grande Rio, Itaboraí passou por um surto de crescimento a partir do lançamento do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), em 2006. Oito anos depois, a cidade começa a viver um novo ciclo de crescimento, com as obras do Arco Metropolitano, anel rodoviário que vai ligar o Comperj ao Porto de Itaguaí.

O último trecho da obra, que ligará Duque de Caxias a Itaboraí deve ser concluído em 2016. Contudo, o mercado imobiliário já investe na cidade, antevendo o crescimento que deve vir a reboque da nova ligação viária.

Segundo Bruno Serpa Pinto, diretor-geral da Brasil Brokers Niterói, o novo ciclo de investimentos provocado pelo Arco Metropolitano vai contar também com uma série de obras de infraestrutura.

- O arco vai fazer com que a cidade passe por uma fase de mudanças estruturais. A prefeitura tem anunciado obras de infraestrutura na Avenida Vinte e Dois de Maio, que é a principal da cidade. A obra beneficiará todos os municípios do Leste Fluminense e fará com que aumente o trânsito de riquezas entre eles - afirma.

TODAS AS FAIXAS DE RENDA

O executivo avalia ainda que a cidade hoje apresenta ótimos empreendimentos para diversas faixas de renda. Desde condomínios luxuosos, com direito a heliporto, até apartamentos de dois quartos para funcionários das empresas que estão se instalando na cidade.

- Itaboraí já tem um custo bastante interessante para a qualidade de moradia que o município oferece. Compra-se um apartamento de dois quartos entre R$ 220 e R$ 250 mil reais. Não há esse tipo de oferta em Niterói e já há dificuldade de encontrar em São Gonçalo - revela, citando exemplos de diversos empreendimentos de imóveis ou terrenos que se esgotaram em apenas um dia de vendas.

Outro fator a aquecer o mercado imobiliário na região é o programa do governo federal Minha Casa, Minha Vida. Cidades como Itaboraí e São Gonçalo aderiram ao projeto e devem receber investimentos em habitação popular. Em São Gonçalo, a área do 3º Batalhão de Infantaria (3º BI) deve dar lugar a aproximadamente 1.200 imóveis no programa.