segunda-feira, 16 de março de 2015

Gargalo na Av. do Contorno com os dias contados

14/03/2015 - O Fluminense

Acompanhado do diretor-geral da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), Jorge Bastos, e do vice-prefeito, Axel Grael, o secretário Estadual de Transportes, Carlos Roberto Osório, vistoriou na última sexta-feira (13), as obras de ampliação da Avenida do Contorno. Após sobrevoar a via, o secretário anunciou que no dia 30 de maio as obras de liberação das novas pistas no sentido Centro de Niterói serão inauguradas.   

De acordo com o diretor-geral da ANTT, as obras da Contorno são uma demanda há muito esperada pela população do Leste Fluminense.  

"Um problema [de rompimento] numa adutora fez atrasar as obras em um mês. Esta é uma conexão vital para quem quer chegar em Niterói e no Rio de Janeiro. Sabemos que a população sofre com a Contorno há muito tempo, mas em 30 de maio isso vai  mudar", afirmou Jorge Bastos.   

Para Carlos Roberto Osório, a Contorno, atualmente, é o maior gargalo da região metropolitana e era uma prioridade do governo estadual a conclusão de sua expansão. 

 "No dia 30 de maio estará em pleno funcionamento. A partir da conclusão desta obra, iniciaremos novas intervenções na BR-101 melhorando a acessibilidade e a flexibilidade para quem quer ter acesso à região metropolitana", explicou o secretário, lembrando ainda que no próximo dia 18 haverá a licitação para exploração da concessão da Ponte Rio-Niterói. 

O vice-prefeito Axel  Grael  relembrou momentos em que a cidade parou por conta de engarrafamentos na Contorno.  

"Não só Niterói, mas várias cidades ganharão qualidade de vida", declarou.

Obras -  As obras de ampliação da Avenida do Contorno ocorrem entre o km 319,8 e o km 322. As pistas da rodovia estão sendo ampliadas e passando de duas para três faixas de rolamento com acostamento, em cada sentido da via, que poderá ser utilizado como quarta faixa durante operações especiais em finais de semana e feriados prolongados.   

As obras começaram em outubro de 2012. A via recebe, diariamente, cerca de 90 mil veículos.

História -  A Avenida do Contorno foi inaugurada na década de 1960 para fazer a ligação das áreas portuárias e ferroviárias de Niterói e São Gonçalo e melhorar as condições do trânsito entre as duas cidades. Com a inauguração da Ponte Rio-Niterói, em 1974, o tráfego de veículos na via aumentou.  

Com 2,2 quilômetros de extensão, a Avenida do Contorno recebe o fluxo de veículos proveniente das cidades de Niterói, Rio de Janeiro e outras da região metropolitana com destino à rodovia Niterói-Manilha e às regiões de São Gonçalo e Itaboraí.

Nenhum comentário: