quinta-feira, 5 de março de 2015

Um quarto da perfuração do novo Túnel do Joá já está pronto

Ainda na primeira quinzena deste mês, intervenções serão nos dois sentidos da via

POR RENAN ALMEIDA

05/03/2015 - O Globo


O novo Túnel do Joá: de 400 metros, cem já foram perfurados - Marcelo Carnaval

RIO - Com a detonação da segunda carga diária de explosivos, às 21h30 de quarta-feira, 25% do novo Túnel do Joá já foi perfurado. Em dois meses, as obras avançaram cem metros — de um total de 400 — por dentro da rocha. Agora, 36% das obras de ampliação de todo o Elevado do Joá já estão concluídas.

A previsão é que o ritmo dos trabalhos dobre este mês, já que ainda na primeira quinzena as perfurações passarão a acontecer em duas frentes — no sentido Barra e no sentido São Conrado —, e os operários vão avançar oito metros por dia, em vez dos quatro atuais. As detonações são feitas duas vezes ao dia — às 14h e às 21h30m —, utilizam 150kg de explosivo e levam à interdição do elevado por cerca de 30 minutos.

As obras preveem ainda o alargamento de um trecho de 410 metros de extensão na saída do túnel até a Ponte da Joatinga, para evitar um gargalo no trânsito. Haverá também uma nova ponte, ao lado da já existente, ampliando a capacidade total de quatro para seis faixas de rolamento. A Avenida Ministro Ivan Lins também será alargada até a altura da ponte velha, nas proximidades da Praça Euvaldo Lodi. As intervenções vão aumentar em 35% a capacidade de escoamento do tráfego na Lagoa-Barra.

No antigo elevado, no sentido São Conrado, será construída uma ciclovia com 3.100 metros de extensão e 2,5 de largura. Quando pronta, a via se conectará com a ciclovia em construção na Avenida Niemeyer e permitirá que ciclistas pedalem à beira-mar de Copacabana até a Barra da Tijuca.

— Existem dois polos em grande expansão no Rio: a Zona Oeste e a Zona Sul. Hoje, o sistema viário tem uma capacidade muito abaixo da demanda de veículos. É fundamental que se amplie a rede viária dessas áreas, porque a tendência é que o número de carros cresça — avalia o engenheiro civil Gilberto Gonçalves, especialista em transportes.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/um-quarto-da-perfuracao-do-novo-tunel-do-joa-ja-esta-pronto-15506710#ixzz3TVbCb3Gi 
© 1996 - 2015. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 

Nenhum comentário: