sábado, 9 de maio de 2015

Avenida do Contorno, em Niterói, ganha duas passarelas em acesso movimentado

08/05/2015 - O Globo

O alargamento das pistas da Avenida do Contorno, que liga o Centro de Niterói ao Barreto, vai mudar a localização das passarelas no ponto mais movimentado de pedestres na rodovia: a saída da Ponte Rio-Niterói. Já começaram as obras, com prazo de quatro meses, para a construção de duas novas passarelas e dois pontos de ônibus, numa área mais próxima à alça de saída da ponte.

A concessionária Autopista Fluminense, responsável pelo serviço, teve que cortar 53 árvores, entre espécies nativas e exóticas, com autorização da prefeitura de Niterói, que vai definir onde serão plantadas (a título de compensação) outras 265 árvores.

O novo ponto de ônibus na alça de saída da Ponte tem três baias somente para desembarque. O outro, no início da rodovia, vai atender, com oito baias, os ônibus que partem do Centro de Niterói. As passarelas vão facilitar o acesso de deficientes e a travessia dos moradores da Ilha da Conceição. Elas interligarão os pontos de ônibus, evitando que os pedestres corram risco na travessia naquele trecho, onde os carros passam em alta velocidade.

— A localização dos pontos e as novas baias foram planejadas para acabar com a fila dupla dos ônibus e o entrelaçamento dos coletivos, dando maior fluidez ao tráfego porque acaba com os engarrafamentos no trecho inicial da Contorno. Os pedestres vão atravessar com segurança — garantiu o diretor de Operações da Autopista Fluminense, Edmundo Régis Bittencourt.

As obras de ampliação da Avenida do Contorno, que tem 2,2km de extensão, ficam prontas até julho. 

Nenhum comentário: