Conexão expressa

29/07/2015 - O Globo

Luiz Ernesto MagalhãeS

A pouco mais de um ano das Olimpíadas, a prefeitura entrou em contagem regressiva para concluir as obras do BRT Transolímpico (Deodoro- Recreio dos Bandeirantes), que, além de serviço de ônibus articulados, prevê a implantação da segunda via expressa da cidade em parceria com a iniciativa privada e com cobrança de pedágio, como acontece na Linha Amarela. Segundo a Secretaria municipal de Obras, 65% dos serviços já foram executados ao longo de 25 quilômetros. A escavação de dois novos túneis da via expressa, que serão paralelos à Estrada do Catonho (ligando Taquara a Sulacap), está em fase final, e a expectativa é concluir os serviços até o fim do mês que vem. A prefeitura trabalha com o prazo de 30 de junho de 2016 para a entrega de todo o projeto.

As intervenções incluem também a duplicação da Avenida Salvador Allende, entre a Avenida das Américas e a Estrada dos Bandeirantes (Curicica), onde tem início o trecho com pedágio. Nessa etapa, 55% dos trabalhos já terminaram, e já é possível visualizar o traçado do corredor de BRT. Os operários trabalham ainda na construção de quatro novos retornos com sinal de trânsito, para veículos de passeio, nas proximidades da Avenida das Américas, do 31 º BPM (Recreio), do Riocentro e da comunidade Asa Branca (Curicica). Ao todo, o projeto prevê a construção de 31 viadutos e pontes. A maioria das obras dessas estruturas ainda está em andamento, como as dos viadutos sobre a Estrada Outeiro Santos (Taquara) e sobre a Avenida Duque de Caxias (Deodoro).

VIA TERÁ DOIS PONTOS DE PEDÁGIO

O Transolímpico vai conectar dois polos importantes dos Jogos de 2016: a Barra (onde ficarão o Parque dos Atletas e a Vila dos Atletas) e Deodoro (onde vão ser disputadas 11 modalidades olímpicas e quatro paralímpicas). O corredor contará com quatro terminais: Recreio, Parque Olímpico da Barra, Sulacap e Deodoro, este compartilhado com o BRT Transbrasil, que está em construção e fará conexão com o Centro. Também haverá 18 estações ao longo do trajeto, que cruza os bairros de Jacarepaguá, Sulacap e Magalhães Bastos. Entre as estações em construção, estão pontos nas proximidades da Vila Olímpica e da Vila Militar. O projeto prevê que o Transolímpico tenha integrações com os trens da SuperVia e com os demais corredores de BRTs - além do Transbrasil, o Transoeste (no Recreio) e o Transcarioca (na Barra, com a implantação de um transporte especial até o Terminal Alvorada).

O Consórcio Via Rio (Invepar, Odebrecht Transport e CCR), que venceu a concessão para explorar o serviço por 35 anos, divulgou ontem alguns detalhes da operação para veículos comuns. Em valores atuais, o pedágio deve ficar em R$ 5,90 (o mesmo da Linha Amarela). A via terá quatro saídas: avenidas Brasil e Marechal Fontenelle, Estrada do Rio Grande e Avenida Salvador Allende. Os motoristas que circularem entre a Marechal Fontenelle e Deodoro não vão pagar pedágio. Serão dois pontos de cobrança. A praça principal, com 12 cabines, ficará em Sulacap. Ali, motoristas que trafegarem nos dois sentidos precisarão pagar a tarifa. No trecho expresso entre Curicica e Taquara, haverá pedágio na Estrada do Rio Grande, mas apenas no sentido Recreio.

Ao longo dos três últimos anos, o projeto - hoje orçado em quase R$ 2,2 bilhões, incluindo a criação de uma alça de ligação com o BRT Transbrasil e a duplicação da Avenida Salvador Allende - passou por uma série de modificações. As mudanças elevaram os custos em R$ 130 milhões, sem contar gastos com desapropriações, que passaram de R$ 40 milhões. O Consórcio Via Rio entrou com R$ 520 milhões.

Segundo o secretário municipal de Obras, Alexandre Pinto, muitas mudanças ocorreram para reduzir os custos com desapropriações e também para criar um novo acesso em Sulacap, não previsto no projeto inicial. Em Curicica, um viaduto foi construído para reduzir de 876 para 300 o número de famílias da Favela Vila União a serem reassentadas.

- Nós também alteramos o traçado da via em Magalhães Bastos e nas imediações da Colônia Juliano Moreira - detalhou Alexandre Pinto.

A exemplo do Transcarioca (que liga a Barra ao Aeroporto Tom Jobim), inaugurado às vésperas da Copa do Mundo de 2014, o BRT Transolímpico também não estará plenamente operacional para as Olimpíadas. O plano da Secretaria municipal de Transportes é abrir as estações de forma gradual, mas esse cronograma ainda está em estudos.