Cronograma original previa abertura da nova subida da serra em 2006

09/11/2015 - O Globo

Obras na BR-040 só começaram há dois anos, e pouco mais de um terço foi concluído
 
POR LUIZ ERNESTO MAGALHÃES


Obras na BR-1040: quase 60% delas ainda estão para ser executadas - Domingos Peixoto / Agência O Globo

RIO — Segundo a Concer, o impasse envolvendo a nova subida da serra ocorre quando restam quase 60% das obras para serem executadas. Os trabalhos estão sendo feitos pelas construtoras Triunfo, Construcap, CMSA e C.C.I Concessões, que controlam a Concer. Se o cronograma original previsto no contrato de concessão tivesse sido honrado, as obras deveriam ter sido concluídas em 2006. Mas os prazos foram revistos por aditivos no contrato, depois que o cronograma original se revelou inexequível, por diferentes fatores.

O principal deles foi que, ao prever, no contrato de concessão, a construção do novo acesso, a União tinha apenas um projeto conceitual de como deveria ser o traçado. Coube à concessionária contratar um projeto executivo para a obra. Isso só ocorreu em 2010. Ao longo daquele ano, a Concer deu entrada no licenciamento ambiental no Ibama e submeteu o projeto a audiências públicas em Petrópolis e Caxias.

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A ANTT só deu o sinal verde para o projeto ser desenvolvido em junho de 2011. Em dezembro do mesmo ano, o Ibama concedeu a licença. No entanto, a ANTT só autorizou que as intervenções começassem em abril de 2013. Os serviços só tiveram início efetivamente em agosto do mesmo ano — já com a via operando, desde 2010, acima da capacidade para a qual havia sido projetada em sua inauguração, em 1928, de acordo com estudos da União. Desde 21 de agosto, os motoristas de carros de passeio pagam R$ 11,20 de pedágio. São três postos de cobrança: Caxias, Petrópolis e Simão Pereira (MG).

SÓ 2 KM DE TÚNEIS PRONTOS

O projeto prevê 20,7 quilômetros de novas pistas. Segundo a concessionária, entre as obras que já foram concluídas está a implantação de uma nova praça de pedágio no Km 102, que substituiu a praça de cobrança no Km 104. Dos cinco quilômetros do novo túnel que ligará os bairros do Bingen ao Quitandinha, apenas cerca de dois quilômetros já foram concluídos.

MORADORES LAMENTAM ADIAMENTO

A informação da redução do ritmo dos trabalhos na nova subida da serra foi oficializada numa reunião, há duas semanas, com representantes da sociedade civil que acompanham o projeto. As mudanças no cronograma decepcionaram usuários da via. Diretor de mobilidade da Associação de Moradores e Amigos de Santa Mônica (Novamosanta), o empresário Jorge de Botton diz que a demora para a conclusão da obra é um risco para moradores de Petrópolis e turistas:

— O problema não é só para quem sobre a serra, mas também para quem precisa vir ao Rio. Devido às obras da nova via, vários desvios tiveram que ser implantados, o que torna o percurso mais difícil. Sem contar os transtornos provocados por interrupções diárias por conta da movimentação de operários e máquinas. São pelo menos nove interdições todos os dias — enumerou Botton.

O prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo, lamentou o atraso e culpou a União:

—É lamentável que o governo federal esteja deixando, mais uma vez, de cumprir um compromisso firmado. Esse atraso nos preocupa, nos deixa em alerta. Vamos continuar a cobrar para que as intervenções sejam concluídas o mais rapidamente possível — disse.

ENGARRAFAMENTOS ÀS SEXTAS

A presidente da Associação de Moradores e Amigos do Centro Histórico (AMA-Centro Histórico), Myrian Born, reforçou que o atraso é um transtorno para moradores e visitantes:

— Tenho dúvidas sobre se a obra trará os benefícios prometidos. De qualquer forma, é necessário um novo acesso. Principalmente às sextas-feiras, o trânsito de chegada e saída está insuportável — afirmou Myrian.

Morador de Petrópolis, o deputado Bernardo Rossi (PMDB), que fez uma audiência pública na Alerj para discutir a obra, também reclama.

— Nunca os prazos foram cumpridos. Mas o pedágio sempre aumenta — argumentou.

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