Boulevard da Orla Conde é aberto ao público

Nova área de lazer tem 600 metros de extensão e 23.627 metros quadrados, entre os Armazéns 1 e 6 do Cais do Porto
   
POR MARCO STAMM 

07/05/2016 - O Globo

RIO - O carioca ganhou mais um espaço de lazer na manhã deste sábado. Foi aberto ao público o Boulevard da Orla da Guanabara Prefeito Luiz Paulo Conde, com um quilômetro de extensão e 57 mil metros quadrados, entre os Armazéns 1 e 6 do Cais do Porto. A região estava interditada para obras desde a demolição da Avenida Perimetral.

Peixoto / agência globo - Domingos Peixoto / Agência O Globo

O prefeito Eduardo Paes participou da abertura e destacou que a revitalização devolve um ambiente para a cidade, antes tomado pela escuridão.

Balão panorâmico ficará perto da Igreja da CandeláriaBalão panorâmico será uma das atrações do boulevard olímpico
O tanque principal cheio de água: sete metros de profundidade Tanques do AquaRio passam por testes finais antes da chegada dos peixes
O VLT é testado num trecho da Avenida Rio Branco, no Centro VLT começa a operar em 22 de maio entre rodoviária e Santos Dumont
— É muito bom saber que nos próximos meses isto aqui vai ser incorporado pelo carioca. Só precisa colocar fotos para as pessoas possam ver como isto era antes — defendeu o prefeito.

Um ambiente de festa, com a presença de bandinhas, marcou a inauguração. José Guerreiro e Ana Izabel Bonfim, moradores de São Cristóvão, comentaram que passavam pelo local e decidiram parar para ver de perto a novidade:

— Isto aqui era bem esquisito. Agora está muito mais bonito e melhorou muito - contaram.

A comerciante Claudia Risso veio de Niterói para vender doces em sua bikefood e também gostou da novidade:

— Estou achando muito bonita. É a primeira vez que venho depois das obras. Vai ser um espaço muito bem aproveitado, inclusive para os negócios.

Esse é o terceiro trecho da Orla Conde inaugurado, após dois anos de obra. O trecho de um quilômetro vai da Praça Mauá até o Armazém 6 (da Utopia). Os pedestres terão prioridade, já que os carros só poderão circular em baixa velocidade, e em situações excepcionais.

— Este local já foi a Perimetral, foi a Avenida Rodrigues Alves e foi planejada para os carros. Agora é o contrário. Você pode entrar à pé, de bicicleta de skate, mas não é um lugar para carro com roteiro específico. O Boulevard não permite embarque e desembarque nem de táxi — explicou o gerente-geral de operações da concessionária Novo Porto, responsável pela manutenção do lugar, Gabriel Cavalcanti.

As exceções são para os acessos necessários, como a estacionamentos nas ruas internas, e apenas pelas vias de serviço.

— A pessoa pode chegar de carro ou de táxi pelas ruas internas, mas este não é o contexto. O contexto é chegar de transporte público, acessado pela Avenida Venezuela, ou de bicicleta — completou.

Na nova área de passeio, cortada pelo Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), foram instalados 206 postes de iluminação de LED, 153 bancos e plantadas 463 árvores.

Dois trechos já foram entregues: a Praça Mauá, em setembro do ano passado, e um caminho de 600 metros de extensão, aberto no mês passado, após ficar 252 anos restrito aos militares do I Distrito Naval. A previsão é que a região da Praça Quinze e da Praça Marechal Âncora seja inaugurada entre maio e junho. Já a Praça da Candelária e o trecho entre os armazéns 6 e 8, na Rodrigues Alves, deverão ser entregues até o final de junho, junto com o Túnel da Via Expressa e seus acessos, que ligarão o Aterro do Flamengo à Ponte Rio-Niterói e à Avenida Brasil. De acordo com a Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto (Cdurp), as obras em toda a Orla Conde alcançam 76% de conclusão.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/boulevard-da-orla-conde-aberto-ao-publico-19255055#ixzz480JgNOiK 
© 1996 - 2016. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.