segunda-feira, 23 de maio de 2016

Rio ganha painéis digitais na orla

22/05/2016 - O Globo

Totens interativos dão dicas sobre pontos turísticos e meios de transporte na Cidade Maravilhosa

GUSTAVO RIBEIRO

Turistas aprovam novidade
Foto: Maíra Coelho / Agência O Dia

Rio - O casal mineiro Isabella Sales, 22 anos, e Luiz Felipe Braga, 30, passeava no calçadão de Copacabana, na manhã deste domingo, quando se deparou com uma estrutura de mais de 2 metros de altura no Posto 6. Curiosos, logo quiseram saber o que era, e descobriram que o Rio ganhou, nesse domingo, a primeira rede de informação interativa em mobiliário urbano da América Latina. São 16 totens tecnológicos, semelhantes a grandes tablets, instalados nas orlas de Copacabana e do Leme para auxiliar cariocas e turistas a aproveitar melhor a cidade.

Nos totens, apelidados de Tomis (em referência à fabricante portuguesa Tomi Worls), o usuário pode consultar informações sobre as rotas e meios de transportes disponíveis para chegar a um destino, a agenda de eventos da semana e uma lista de estabelecimentos comerciais no perfil desejado, com os respectivos endereços, telefones e coordenadas de GPS. É possível escolher, por exemplo, um restaurante para comer uma massa ou um peixe na região. Outra função é a veiculação de notícias.

As informações são transferidas por e-mail ou por QR Code para o celular da pessoa, que pode compartilhá-las com amigos nas redes sociais. O visitante ainda pode fazer selfies a partir do totem e enviar as fotos para si próprio.

“Muito bom para a gente que é turista e não conhece os lugares, facilita muito”, disse Luiz Felipe. O investimento, de 1 milhão de euros, é da concessionária Orla Rio, que administra os quiosques das praias.

Nenhum comentário: