Túnel Charitas-Cafubá é aberto ao tráfego

06/05/2017 - O Globo

Moradores de Charitas se organizam para avaliar impactos
   

Veículos trafegam no Túnel Charitas-Cafubá - Divulgação/Leonardo Simplicio


NITERÓI - O túnel Charitas-Cafubá foi aberto ao tráfego na tarde deste sábado. A cerimônia de inauguração contou com a presença do prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, que percorreu as duas galerias. Dirigindo o primeiro carro que passou pela pista sentido Charitas, o prefeito fez o percurso de volta a Cafubá de bicicleta.

NI - 26/10/2016 - Estado reduz número de viagens de barcas na Estação hidroviária de CharitasCharitas-Praça Quinze: projeto de lei prevê tarifa intermediária

A nova ligação entre a Zona Sul e a Região Oceânica era esperada há mais de 70 anos pelos niteroienses. São duas galerias (uma em cada sentido), cada uma com aproximadamente 1,3 quilômetros de extensão e três pistas (duas para carros, uma para ônibus do sistema BHS), além de uma ciclovia. Não haverá cobrança de pedágio.

— O túnel é muito mais que uma obra viária, é um conceito de sustentabilidade, que terá moderno sistema de transporte público, além das ciclovias, encurtando distâncias e trazendo mais qualidade de vida para as pessoas — disse Rodrigo Neves.

O Charitas-Cafubá conta com Centro de Controle Operacional (CCO), que utilizará sistema inteligente de monitoramento com equipamentos que vão informar, em tempo real, tudo que acontece nas galerias. São 40 câmeras, seis painéis de mensagens, 80 interfones de emergência e 200 sinalizadores de evacuação de área.

Para a iluminação estão sendo usadas 1.100 lâmpadas de LED. O túnel tem ainda sistema de exaustão com 16 ventiladores e sistema de sonorização para emergências com 252 megafones, sendo 120 em cada galeria e mais quatro em cada porta de saída de emergência, com seis conjuntos de amplificadores.

ESQUEMA ESPECIAL

Com a abertura do túnel a partir de hoje, a NitTrans coloca em operação um esquema especial com a presença de agentes e supervisores de trânsito atuando nos acessos na Região Oceânica e em Charitas. Para quem usa o transporte coletivo, é preciso ficar atento ao trajeto das linhas que passarão pelo túnel: os itinerários dos ônibus 38B (Itaipu-Charitas), 39B (Piratininga-Charitas) e 1001 (integração Charitas-Itaipu) vão mudar. Haverá alteração também no horário permitido para o estacionamento nas Avenidas Silvio Picanço, em Charitas, e Quintino Bocaiuva, em São Francisco.

Os ônibus das linhas 38B e 1001 (integração Charitas-Itaipu) seguem com trajeto normal até o DPO do Cafubá, e, a partir deste ponto, o 38B acessa a pista do futuro BHS, e o 1001 trafega pelas pistas laterais. Já a linha 39B mantém o percurso atual pela Avenida Sete e acessa o corredor do BHS na Avenida Paulo de Mello Kale, na altura do Cabufá.

Essas três linhas de ônibus terão ponto de embarque e desembarque na Praça do Cafubá e outro em frente à estação hidroviária de Charitas, de onde os usuários poderão pegar o catamarã para a Praça Quinze ou fazer a baldeação para o Rio e para o Centro de Niterói. Já o ponto final das linhas intermunicipais, com seis vagas, será em frente ao hotel Solar do Amanhecer.

Ao longo da orla de São Francisco e Charitas, o horário permitido para estacionamento será alterado. Em São Francisco, na Avenida Quintino Bocaiuva, no sentido Icaraí não será permitido o estacionamento de segunda a sexta-feira, das 5h às 10h, do lado direito e no canteiro central. No sentido Jurujuba, junto ao canteiro central, fica proibido das 16h às 20h, nos dias úteis.

Em Charitas, na Avenida Silvio Picanço, sentido Icaraí, será permitido estacionar do lado direito da via no trecho entre a Maison Cascade e o cemitério São Francisco Xavier. Também será possível parar do lado esquerdo da via, no trecho entre o restaurante Verdana e o posto BR. Já no sentido Jurujuba será permitido estacionar no lado esquerdo da via (canteiro central), e, no lado direito da via, será permitido parar somente nas baias de estacionamento.

Leia mais: https://oglobo.globo.com/rio/bairros/tunel-charitas-cafuba-aberto-ao-trafego-21305377#ixzz4gOuC7CZp 
stest