Após desmoronamentos, Defesa Civil faz vistorias em prédios na Praia da Macumba

14/10/2017 - O Globo

Moradores são orientados a observar rachaduras e deformações

Quiosque desabado onde parte da orla cedeu na Praia da Macumba Foto: Reprodução TV Globo

RIO - Após o desmoronamento de um trecho da orla da Praia da Macumba, na Zona Oeste do Rio, técnicos da Defesa Civil fazem vistorias em prédios da região. Em nota, os moradores estão sendo orientados pela subsecretaria de Defesa Civil, integrada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), a verificar rachaduras e trincos dentro de casa, além de inclinação em vigas ou pilares.

"A Defesa Civil reforça que está atendendo todos os pedidos de acionamento na área e já realizou vistoria em prédios que, pelo tipo de fundação, não apresentavam qualquer risco estrutural e por isso não foram interditados. A interdição ocorreu apenas em áreas verificadas pelos técnicos que ofereciam riscos", diz ainda a nota.

Na sexta-feira, um quiosque desabou no calçadão da Praia da Macumba. A Defesa Civil afirmou que o estabelecimento já estava interditado e, portanto, fora de uso. O trecho onde o quiosque está localizado já havia sido interditado pela Defesa Civil municipal, após parte do calçadão desmoronar, em meados de setembro. Mais de 300 metros da orla foram bloqueados desde então, mas a prefeitura ainda não fez obras no local.

Neste sábado, um coqueiro que ficava ao lado do quiosque também caiu. Moradores contam que o medo é grande, já que a água do mar vem avançando.

- Tenho dois apartamentos aqui em frente e vim aqui hoje ver como estavam. Todos que moram aqui estão com medo, reclamam que a prefeitura não resolve o problema. Na terça e na quarta, a previsão é que as ondas cheguem a 1,5m, e isso pode causar mais acidentes - reforçou na sexta-feira Monique Arruda, proprietária de dois imóveis no local.