São Conrado

Histórico

Em 1891, na encosta do Leblon, início da construção da ferrovia Botafogo - Angra dos Reis,  logo abandonada, deixando um caminho aberto de 800 metros de extensão entre o Leblon e o Vidigal. Em 1912, o caminho é estendido em mais 400 metros até o Ginásio Anglo-Brasileiro, pelo próprio proprietário das terras do local. Em 1915, às custas de um rico morador de São Conrado, a estrada é finalmente estendida até São Conrado, sendo doada à prefeitura em outubro de 1916 como novo logradouro público.

Em 1903, é construída a Igreja de São Conrado, que deu nome ao bairro. Até então o local era conhecido como Praia da Gávea.

Em 1911, o Colégio Gymnasio Anglo Brasileiro se instala na Chácara do Vidigal, com acesso pelo antigo caminho da Chácara do Céu. Em 1912 o Colégio recebe permissão para prolongar o caminho do leito abandonado da Estrada de Ferro, em mais 400 metros, alcançando o Vidigal.

Em 29 de junho de 1916, é celebrada a primeira missa na Paróquia de São Conrado.


Vidigal por volta de 1920


Em 19 de fevereiro de 1918, o Automóvel Clube do Brasil promove uma festa na inauguração de um placa de mármore no Leblon comemorando a abertura do tráfego da Avenida Niemeyer.


Estrada da Gávea em 1924
Foto Augusto Malta

Melhoramentos na Estrada da Gávea, facilitando o acesso à Barra da Tijuca. O Cruzeiro, 01/12/1928


Em janeiro de 1929, são concluídas as obras de reconstrução da Estrada da Gávea, no trecho entre o Morro do Chuá (Joá) e a Barra da Tijuca, totalizando 2,6 Km de extensão, sendo 1,8 Km pavimentados com placas de concreto com 18 cm de espessura e 800 metros em macadame.

Em janeiro de 1930, foi aberto ao público o Bar e Restaurante do Joá, na estrada de mesmo nome, com modernas instalações, sendo inaugurado oficialmente em abril do mesmo ano com a presença do prefeito Prado Júnior.

Em 1932, é construída a primeira casa da favela da Rocinha, também conhecida como a Casa nº 1. Em 2003, em solenidade com a presença do ministro da Cultura, Gilberto Gil, a casa foi transformada em Centro Cultural.


Avenida Niemeyer em São Conrado. Década de 1930


Em 1950, são inauguradas as estradas da Canoa e da Pedra Bonita, ambas pavimentadas com placas de concreto, ligando São Conrado ao Alto da Boa Vista.

Em 1950, prosseguiam as obras de construção de um belvedere e alargamento da Avenida Niemeyer e reconstrução da Estrada do Joá, com placas de concreto.

Em 1953, é iniciada a construção do Gávea Tourist Hotel, localizado no meio da floresta, em São Conrado, na Estrada da Canoa. O hotel de luxo, com 12 andares e mais de 600 quartos, nunca foi concluído, restando  apenas seu esqueleto. A construção foi interrompida em março de 1972 pela incorporadora Califórnia Investimentos. Em 2011 foi comprado pela firma GV2 Produção.

Em maio de 1963, realização de concorrência pública para construção de defesa na Avenida Niemeyer a fim de se evitar os constantes desastres com veículos lançados no abismo.

Em 1967, inauguração do motel Vip's, na Avenida Niemeyer.

Em 1968, início da construção do Hotel Nacional, projetado por Oscar Niemeyer, com 34 andares, 510 apartamentos e 23 suítes, sendo inaugurado em 1971, fechado em 1995 e reaberto em 2016 após grande reforma.

Em 11 de junho de 1968, início da construção das duas galerias do Túnel Dois Irmãos, com previsão de entrega para junho de 1971.


São Conrado no início da década de 1970


Em primeiro de fevereiro de 1972, foi inaugurado o Hotel Nacional Rio,  projetado por Oscar Niemeyer, com 34 andares e 520 apartamentos.

Em 28 de fevereiro de 1972, com a presença do Governador Chagas Freitas, foi inaugurada a Avenida Prefeito Mendes de Moraes, com 1,8 km de extensão, na orla de São Conrado.

Em 1974, introdução do voo livre no Brasil, com um salto do corcovado realizado pelo francês Sthephan Segonzac.

Em 12 de agosto de 1974, inauguração do Hotel  Intercontinental, em São Conrado. Em 27 de setembro de 1975, é aberto o Hotel Sheraton no Vidigal, com 559 apartamentos.

Em 1975, é lançado pela construtora Adolpho Lindemberg S.A., o Edifício Mediterranée, de fachada branca, na Estrada do Joá, 258.

Em 14 de dezembro de 1975, a construtora Sérgio Dourado lança o conjunto habitacional de alto padrão Village São Conrado, na Avenida Aquarela do Brasil, com 6 torres de apartamentos.

Em 1976, a construtora Adolpho Lindemberg S.A. lança o Edifício Mediterranée, de fachada branca, na Estrada do Joá, 258. 

Em junho de 1977, são iniciadas as obras de urbanização da Avenida Prefeito Mendes de Moraes, em São Conrado, com a construção de um muro contra ressacas e calçadão em pedras portuguesas com 4 metros de largura.

Em 30 de março de 1978, é inaugurado o Mirante das Canoas, na estrada de mesmo nome.

Em 29 de setembro de 1978, com a presença do governador Faria Lima, é inaugurada a passarela metálica de pedestres da favela da Rocinha, sobre a Autoestrada Lagoa-Barra. No mesmo local é construída uma nova passarela, de concreto armado, projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, inaugurada em junho de 2010.

Em 13 de março de 1979, é inaugurada a rua Hoteleiro José Tjurs, em São Conrado, em homenagem ao presidente do Grupo Horsa.

Em agosto de 1980, é inaugurada a cabine da Polícia Militar na orla de São Conrado, localizada entre os hotéis Intercontinental e Nacional.

Em outubro de 1982, inauguração do centro comercial São Conrado Fashion Mall.

Em dezembro de 1983, inauguração da passarela sobre a Autoestrada Lagoa-Barra, na altura da estrada das Canoas.

Em 5 de setembro de 1984, lançamento da primeira cabine telefônica da Telerj com vidro temperado, junto ao Hotel Nacional. 

Em 13 de novembro de 1985, inauguração de praça na favela da Rocinha, na saída do túnel Dois Irmãos, junto ao largo do Boiadeiro. A praça contava com quadra polivalente, brinquedos e mesas de jogos.

Em 2 de junho de 1986, início da operação da segunda etapa da mão única expressa na Orla, no horário das 7h às 10h, através das avenidas Niemeyer, Delfim Moreira, Vieira Souto e rua Joaquim Nabuco, reduzindo o tempo de viagem entre São Conrado e Botafogo de 50 para 15 minutos.

Em 1991, na segunda gestão do prefeito Marcello Alencar, no Projeto Rio Orla, as praias do Leme, Copacabana, Arpoador, Ipanema, Leblon, São Conrado, Barra da Tijuca e Recreio,  recebem melhorias, ganhando ciclovia e quiosques.

Em 1993, fechamento do Hotel São Conrado Palace, com 160 apartamentos, localizado em frente à favela da Rocinha.

Em março de 1995, fechamento do Hotel Nacional, em São Conrado, após a declaração de falência da Hotéis e Turismo da Guanabara.

Em 1997, entrega do Condomínio Place de La Concorde, na Avenida Prefeito Mendes de Morais. O Condomínio Place Vendome, ao lado, foi entregue em 1996.

Em 9 de setembro de 1999, audiência pública para análise da  construção do túnel Leblon – São Conrado, ligando a Avenida Delfim Moreira à Autoestrada Lagoa-Barra.

Em dezembro de 2001, o terreno do Gávea Golf Club de 3.442 m2 junto à praia de São Conrado é vendido à construtora RJZ por 18,6 milhões de reais.

Em abril de 2002, conclusão da obra de ampliação do centro comercial São Conrado Fashion Mall, com 18 novas lojas.

Em janeiro de 2003, inauguração do Terminal Rodoviário de São Conrado, com área de 16.500 metros quadrados, localizado na Praça São Conrado.

Em dezembro de 2003, entrega de dois novos acessos e retorno na Autoestrada Lagoa-Barra, na pista sentido Barra, na altura do Motel Escort, em São Conrado.

Em outubro de 2004, inauguração do mercado popular da Rocinha, junto à Autoestrada Lagoa Barra.

Em junho de 2005, inauguração da estação de tratamento do esgoto da Rocinha, na praia de São Conrado.

Em dezembro de 2005, início das obras de remodelação da Avenida Aquarela do Brasil, que ganha um canteiro central.

Em 24 de maio de 2008, a Prefeitura autoriza a empresa liquidante Interunion a leiloar o Hotel Nacional. Em 17 de dezembro de 2009 o prédio foi vendido por 85 milhões de reais ao empresário Marcelo Limírio Gonçalves Filho.

Em 18 de janeiro de 2010, durante uma reunião de autoridades brasileiras com o Comitê Organizador dos Jogos, o prefeito Paes anuncia o plano de melhorias da ligação rodoviária entre a Barra e zona sul, através da duplicação da Avenida Niemeyer e de novo túnel entre a Barra e São Conrado.

Em junho de 2010, inauguração da passarela, sobre a Autoestrada Lagoa-Barra, de autoria  de Oscar Niemeyer, em frente à favela da Rocinha.

Em 16 de setembro de 2010, a Prefeitura apresenta ao Comitê Olímpico Internacional o plano de duplicação da Avenida Niemeyer, nunca realizado.

Em 24 de novembro de 2015, é anunciado que a rede espanhola Meliá iria administrar o prédio do antigo Hotel Nacional, fechado há dez anos e tombado pela Prefeitura, com 34 andares e 520 suítes.


REFERÊNCIAS:

O Pavilhão Joá. Lusitânia. Rio de Janeiro. 01 fevereiro 1930. p.7.

Nacional-Rio, o maior hotel da América do Sul, é inaugurado em São Conrado. O Globo. Rio de Janeiro. 01 fevereiro 1972. p.7.

Página lançada em 17 de setembro de 2018.