1960


Em 1960,  cidade do Rio de Janeiro contava com 3,3 milhões de habitantes, sendo 556 mil na zona sul, e  população total de  335.063 favelados, ou seja, cerca de 10% da população do Município. A ocupação do bairro de Copacabana já se encontrava praticamente saturada.

No dia 27 de janeiro, é realizada a primeira tentativa de detonação do esqueleto de um prédio de 10 andares, para as obras de alargamento da avenida Princesa Isabel.

No dia 31 de janeiro, é inaugurado o túnel Sá Freira Alvim, na Rua Barata Ribeiro em Copacabana, com 326 metros de extensão,  eliminando o tradicional congestionamento do trecho da avenida Nossa Senhora de Copacabana, entre as ruas Sá Ferreira e Miguel Lemos, que operava em mão-dupla.

No dia 31 de janeiro, é concluída a duplicação da Avenida Princesa Isabel, com a entrega da nova pista entre as avenidas Atlântica e Nossa Senhora de Copacabana.

No dia 31 de janeiro, com a presença do presidente da república, é inaugurado o trecho Rua Dois de Dezembro – Avenida Oswaldo Cruz da pista expressa do Atero do Flamengo, com 850 metros de extensão.

No dia 16 de fevereiro, inauguração da primeira loja do supermercado Sendas, em São João de Meriti.

Em abril, após acordo entre o DER-GB e o DER, é lançado o projeto de construção da rodovia Rio-Santos, partindo do Leblon. 

No dia 21 de abril, transferência da capital da República para Brasília. A construção de Brasília consumiu  31 bilhões de cruzeiros, ou cerca de 100 milhões de dólares estadunidenses.

No dia 30 de abril, com a presença do Governador Carlos Lacerda, é inaugurada a primeira etapa das obras da construção da sede do Banco Estadual da Guanabara (BEG), localizada na confluência da Avenida Nilo Peçanha com a rua México.

No dia 29 de maio, é inaugurada a nova pista da Rodovia Rio -Petrópolis, com 41 km de extensão, entre a Fábrica Nacional de Motores e Bonsucesso em Petrópolis, o equivalente à duplicação de todo o trecho da Serra do Mar. 

Em agosto a SURSAN lança o projeto de alargamento da Avenida Atlântica, cuja as obras foram iniciadas somente em 1969.

Em julho, encontrava-se avançada a obra de construção de uma pista de 14 metros, de “padrão estadunidense”,  no aterro do Flamengo, permitindo a operação de duas faixas de circulação por sentido, aliviando o tráfego da Praia do Flamengo, já congestionada nos horários de pico.  No dia 5 de agosto, com a presença do presidente JK, é inaugurada a pista entre as avenidas Rio Branco e Oswaldo Cruz, sendo nomeada de Avenida Infante Dom Henrique.

No dia 17 de julho, é inaugurada a Estação de Tratamento de Esgotos da Penha, considerada, na época,  a maior da América do Sul.

Em junho, o Governo do Estado da Guanabara e o Fluminense, entram em acordo para a desapropriação parcial da sede do Clube, para o alargamento da Rua Pinheiro Machado.

No dia 19 de julho, o presidente JK inaugura a nova pista do aeroporto do Galeão, única da América do Sul com todas as recomendações da organização da aviação civil internacional, com 3,3 km de extensão e 45 metros de largura.

No dia 22 de julho, entra em operação os novos trens de aço na linha Rio-Campos dos Goytacazes, da Leopoldina, operados pela RFFSA, com poltronas reclináveis, água gelada e restaurante. A viagem era feita em 6 horas, com tração a diesel. Na época a Leopoldina esperava também receber automotrizes do tipo “Litorina”.

No dia 14 de outubro, início da demolição da estação das barcas da Cantareira de  Niterói, na Praça Martim Afonso, após o incêndio do “quebra-quebra” de 22 de maio de 1959.

No dia 15 de outubro, no bairro de Guadalupe, é inaugurada a duplicação de um trecho de 2 km da Avenida Brasil, no trecho entre o Km 22 e Km 24.

No dia 2 de dezembro, inauguração da segunda pista de alta velocidade (P-2) do Aterro do Flamengo, ligando a avenida Rui Barbosa à Cinelândia, no sentido Centro. A Pista P-1 passa então a operar, em caráter definitivo, no sentido Botafogo. Na mesma ocasião são inauguradas as passagens inferiores para pedestres em frente às ruas Tucuman e Dois de Dezembro. 

Em 5 de dezembro, Carlos Lacerda é empossado como primeiro governador do novo  Estado da Guanabara.

No final do ano, inauguração da primeira etapa do viaduto da Perimetral, entre o Aeroporto Santos Dumont e a Candelária.

Inauguração do Mercado São Sebastião, na Avenida Brasil. 

Inauguração do monumento dos Pracinhas no Aterro do Flamengo.

As estatísticas davam conta da existência de 2.595 estabelecimentos comerciais atacadistas e 36.150 dedicados ao comércio de varejo, além de 200 feiras livres. 

Instalação do primeiro computador do país, na Pontifícia Universidade Católica - PUC, modelo Burroughs 205, que funcionava a válvulas, processando as informações a partir de fitas perfuradas.

Duplicação do corte da Rua Farani, aberto na década de 1910. Um parte dos jardins do Palácio Guanabara são demolidos em outubro de 1960, enquanto uma parte das arquibancadas do Fluminense são demolidas somente em agosto de 1961. 

Tombamento da Igreja Matriz de São João Batista, localizada no município de Itaboraí.

Um edifício de apartamentos, com 12 andares, ainda desabitado, desaba na rua Figueiredo Magalhães, em Copacabana.


Marcelo Almirante
Página lançada em 12 de fevereiro de 2019