1961


Em janeiro, criação de três administrações regionais - Lagoa, São Cristóvão e Campo Grande. Mais tarde foram criadas outras 18, compondo um total de 21 regiões administrativas.

No dia 20 de janeiro, lançamento da pedra fundamental do Riviera Country Club, na avenida Sernambetiba,  Barra da Tijuca.

No dia 28 de fevereiro, início da operação de mão-única na avenida Atlântica no horário do “rush”, por determinação do Coronel Ferreira Magalhães. 

No dia 4 de março, inauguração do novo prédio da Embaixada dos Estados Unidos, na avenida Presidente Wilson.

No dia 22 de maio, inauguração do Edifício Avenida Central, na Avenida Rio Branco, com 34 pavimentos. Construído no local do antigo Hotel Avenida, da Galeria Cruzeiro, construído em 1911 e demolido em 1957. 
                                  
No dia 21 de junho, através do Decreto n° 471, a avenida das Bandeiras é incorporada à avenida Brasil, passando a ser uma única via até Campo Grande.

No dia 6 de julho, criação do Parque Nacional da Floresta da Tijuca.

No dia 31 de julho, é inaugurada a Mesbla de Niterói, junto às Barcas.

Em julho, é inaugurado o prédio da Faculdade Nacional de Arquitetura, localizado na Ilha do Fundão.

No dia 6 de agosto, inauguração do Jockey Club Guanabara, na Ilha do Governador, contando com arquibancadas com capacidade para até 8 mil pessoas.

No dia 28 de agosto, é inaugurada a sétima loja da rede de Supermercados Disco, no bairro da Abolição, na avenida Suburbana, instalado no prédio do antigo Cinema Abolição.

Em setembro, é concluída a construção do Jardim entre o Museu de Arte Moderna e o Monumento dos Pracinhas, no Aterro da Glória, de autoria do paisagista Burle Marx. Na mesma ocasião é entregue ao tráfego a pista número 3 do Aterro do Flamengo, no trecho entre o MAM e a avenida Presidente Antônio Carlos, dando prosseguimento à avenida Infante Dom Henrique. Em setembro foi reiniciada a construção das pistas 3 e 4, entre as ruas Dois de Dezembro e Tucumã, incluindo a respectiva travessia de pedestres.

Em outubro, organização da Universidade do Estado da Guanabara - UEG.

Fechamento do Aeródromo de Manguinhos, localizado junto da avenida Brasil.

A cidade conta com 157.772 veículos automotores licenciados.

Início das obras de duplicação e pavimentação da avenida das Bandeiras entre Coelho Neto e Barros Filho, e conclusão da pavimentação em concreto asfáltico da pista lateral da Avenida Brasil na altura da rua Lobo Junior.

Surge a favela do Canal das Tachas, no Recreio dos Bandeirantes, que contava com 86 barracos em 1971, e mais de 2.500 barracos em 1979. A favela ocupava parte dos imóveis do loteamento do Recreio dos Bandeirantes.

Em 1961, são realizadas as seguintes obras: duplicação da rua Mário Ribeiro e abertura da Rua Gilberto Cardoso na Gávea, elevação da pista da Avenida Borges de Medeiros, pavimentação da ponte da Avenida Epitácio Pessoa, em frente ao Clube Caiçaras.

Em 1961, foram removidas as favelas do Monte Líbano, Hospital do Ipase, e Pedra do Baiano.

Em 1961 são iniciadas  as primeiras sondagens para a construção do interceptor oceânico Glória – Leblon, e também do viaduto da Perimetral na Avenida Rodrigues Alves. 

Em 1961, é concluída a pavimentação em pedras portuguesas entre o Museu de Arte Moderna e o Monumento dos Pracinhas. 

Em 1961, é concluída a ligação da Praça da Bandeira com a Rua General Canabarro, pela Radial Oeste.

Alargamento da Rua Mário Ribeiro na Gávea, e construção da passagem subterrânea na estação de Campo Grande.


Marcelo Almirante
Página lançada em 12 de fevereiro de 2019