Gávea


Histórico

O primeiro caminho para o bairro foi aberto por volta de 1569, quando a Estrada Real, que ligava o Morro do Castello à Praia de Botafogo, foi prolongada até a barra da lagoa da Tijuca, passando pelas atuais ruas São Clemente, Jardim Botânico, Marquês de São Vicente e estradas da Gávea e do Joá.

Por volta de 1573 foi construído um engenho de açúcar na Gávea, no início da atual rua Marquês de São Vicente. Uma das primeiras fábricas de açúcar da Capitania do Rio de Janeiro.

Entre 1852 e 1857, é erguida a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, na rua Marquês de São Vicente, centro da vida social e religiosa do bairro.


Igreja Nossa Senhora da Conceição da Gávea
Foto Augusto Malta


Em 1872, a Companhia Jardim Botânico inaugura o prolongamento da linha de bonde de tração animal do Largo dos Leões, atual Humaitá, até o Largo das Três Vendas, localizado no início da rua Marquês de São Vicente. Em janeiro de 1874, é inaugurado o prolongamento até a estação da Olaria, na rua Marquês de São Vicente. Em 1883 é inaugurado o prolongamento de 670 metros de extensão até a Ponte da Rainha, no alto da Gávea, atual Praça Augusto de Lima.

Em 18 de junho de 1873, é criada a freguezia da Gávea, desmembrada da freguezia da Lagoa.

Em agosto de 1900, surge o bonde de ceroulas, assim apelidado pelos cariocas aos bondes da linha Gávea da Companhia Jardim Botânico especialmente reservado aos frequentadores dos teatros. Seus bancos de madeira eram cobertos por capas de brim branco, amarradas com cadarço, além do assoalho atapetado.

Em 4 de setembro de 1904, é inaugurada a eletrificação do trecho entre o Largo dos Leões, em Botafogo, e a Gávea, concluindo a eletrificação de todos os 80,467 km da rede da Companhia Jardim Botânico. Em dezembro de 1914, é inaugurado o ramal entre o Largo de Três Vendas e o Leblon. Em 1918, foi construída a primeira ponte entre Ipanema e o Leblon sobre o canal do atual Jardim de Alá, na altura da Avenida Vieira Souto, permitindo a junção das linhas de bonde de Ipanema (Bar 20) e Leblon.


Parte da Planta da Cidade do Rio de Janeiro. 1913

Curva do S da estrada da Gávea em 1917


Em 1918, o atual bairro do Leblon é loteado pela Empresa Industrial da Gávea, proprietária dos terrenos adquiridos da antiga Companhia Cidade da Gávea.

Em 1920, mais da metade da população dos bairros dos distritos da zona sul - Lagoa, Gávea e Copacabana - era constituída por estrangeiros, portugueses, italianos e espanhóis em maioria, sem considerar os descendentes de portugueses.

Em 1921, é iniciada a construção do Jockey Club, inaugurado em 1926. No mesmo ano, surge a Fábrica de Tecidos São Félix, localizada na atual rua Professor Manuel Ferreira.


Parte da Carta do Districto Federal. Serviço Geographico Militar do Brasil. 1922


Largo das Três Vendas em 1926
Ao fundo a Igreja de Nossa Senhora da Conceição
Foto Augusto Malta


Em outubro de 1933, foi realizada a primeira prova do circuito automobilístico de rua da Gávea. A última corrida foi realizada em 1954. Também em 1933, o Jockey Club organiza o primeiro Grande Prêmio Brasil, seu maior evento.

Em 11 de julho de 1934, é inaugurado o Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro no alto da Gávea, transferido da escola municipal Dom Aquino Corrêa, em Copacabana. O museu teve como primeira sede o antigo Palácio da Prefeitura, demolido para abertura da avenida Presidente Vargas.

Em 25 de outubro de 1936, inauguração do Hospital Miguel Couto.

Em 25 de outubro de 1946, inauguração da Biblioteca Popular da Gávea, transferida em 1993 para a Avenida Bartolomeu Mitre.

Em 1951, lançamento da pedra fundamental da Pontifícia Universidade Católica (PUC), inaugurada em 17 de julho de 1955. O terreno foi adquirido em 1951.

Em 1955, é concluída a elaboração do Plano Rodoviário do Distrito Federal, que previa a implantação de um túnel entre a Gávea e a rua Uruguay, na Tijuca, que nunca foi construído.


Rua Marquês de São Vicente em 18/10/1959


Em 1960, é instalado o primeiro computador do país, na Pontifícia Universidade Católica - PUC, modelo Burroughs 205, que funcionava a válvulas, processando as informações a partir de fitas perfuradas.

Em 1961, é aberta a rua Gilberto Cardoso e duplicada a rua Mário Ribeiro.

Em 14 de maio de 1963, circula o último bonde elétrico na Gávea, substituído pela linha de ônibus elétrico E-11 (Erasmo Braga - Gávea) inaugurada em 18 de maio de 1963.

Em maio de 1963, é aberta ao tráfego a nova pista interna da Praça Santos Dumont, construída para receber o ponto final da linha de trólebus E-15a (Leblon-Botafogo) circular, inaugurada em 17 de maio de 1963, junto com a linha E-15b (Leblon-Botafogo) circular, com ponto final na pista oposta.

Em maio de 1964, já prevendo a implantação da futura ligação expressa entre a Lagoa e a Barra da Tijuca, integrante do projeto do Anel Rodoviário do Estado da Guanabara, prosseguia a obra de duplicação da rua Mário Ribeiro, no trecho entre as avenidas Bartolomeu Mitre e Borges de Medeiros.

Em 1965, é construído o conjunto habitacional Marquês de São Vicente, mais conhecido como Minhocão, projetado pelo arquiteto Augusto Reidy.

Em 25 de julho de 1969, é iniciada a demolição da Favela do Pinto, fundada em 1928, após a transferência de seus moradores para os conjuntos da Cidade Alta, Cidade de Deus e Parque Proletário da Gávea.


Fábrica da Sudantex Têxtil na década de 1960


Em 4 de abril de 1970, é iniciada a transferência de 61 famílias da favela do Parque Proletário da Gávea para o Conjunto Habitacional da COHAB, na rua da Bica, em Cascadura. Após a transferência ainda restaram 350 famílias assentadas na área do futuro Planetário, 

Em 27 de novembro de 1970, é inaugurado o Planetário da Cidade do Rio de Janeiro, ampliado em 1998 com a instalação do Museu do Universo.

Em 29 de janeiro de 1972, é aberta ao tráfego, em caráter experimental, a Galeria B (sentido Barra da Tijuca) do Túnel Dois Irmãos da Autoestrada Lagoa-Barra. O túnel só foi oficialmente inaugurado em 28 de dezembro de 1972, com a entrega ao tráfego da Galeria A.  Na mesma época foi planejado um túnel entre a Avenida Delfim Moreira, no baixo Leblon, e o bairro de São Conrado, para ser construído após a saturação da Autoestrada Lagoa-Barra. Túnel que nunca foi construído.

Em novembro de 1973, é aberta ao tráfego a Avenida Padre Leonel Franca, para receber o fluxo de saída da Autoestrada Lagoa-Barra, desafogando a rua Marquês de São Vicente.

Em 16 de outubro de 1973, a Avenida Padre Leonel Franca é aberta ao tráfego, para receber o fluxo de saída da rua Marquês de São Vicente, que começou a congestionar após a inauguração do Túnel Dois Irmãos.

Em 1975, é inaugurado o Shopping da Gávea, na rua Marquês de São Vicente.


A Gávea em 1975, antes da abertura da Autoestrada Lagoa-Barra inaugurada em 1982


Em 2 de agosto de 1976, é inaugurada a discoteque Frenetic Dancing Days, no Shopping da Gávea.

Em junho de 1979, apresentação do plano funcional de implantação de nova pista na Praça Santos Dumont, no Jóquei, visando facilitar o acesso à Autoestrada Lagoa-Barra.

Em 22 de janeiro de 1982, é inaugurado o prolongamento da Autoestrada Lagoa-Barra entre o Túnel Dois Irmãos e a Avenida Padre Leonel Franca, junto com novo plano de circulação no entorno da Praça Sibelius.

Em junho de 1990, é tombada a Escola Municipal Júlio de Castilhos, localizada na Praça Santos Dumont, construída em 1925 na gestão do prefeito Alaor Prata.

Em outubro de 1991, é inaugurado o centro comercial Gávea Trade Center, com 75 lojas, na rua Marquês de São Vicente, junto com um apart-hotel de 135 apartamentos.

Em 1995, é aberta ao tráfego o prolongamento da rua Mario Ribeiro entre a Avenida Bartolomeu Mitre e a Praça Sibelius, facilitando a ligação da Autoestrada Lagoa-Barra com a Avenida Borges de Medeiros, na Lagoa. A pista sentido Barra da Tijuca foi aberta ao tráfego em 17 de maio de 1995 e pista sentido Lagoa em 7 de setembro de 1995.  O projeto do prolongamento da rua Mario Ribeiro, entre a Avenida Visconde de Albuquerque e a rua Doutor Marques Canário foi aprovado em 10 de novembro de 1965, desapropriando os imóveis de número 1242, 1258 e 1274 da Avenida Visconde de Albuquerque e 1019 da Avenida Bartolomeu Mitre.

Em julho de 1996, é inaugurado o terminal rodoviário da Gávea, próximo ao Planetário, com 5 linhas de ônibus:

157 - Estrada de Ferro - Leblon
415 - Usina -Leblon
432 - Barão de Drummond - Leblon
435 - Grajaú - Leblon
996 - Charitas - Gávea

Em janeiro de 2003, após inúmeras reclamações da vizinhança, a Prefeitura interdita o viaduto Graça Couto, que ligava o Túnel Dois Irmãos à rua Marquês de São Vicente, usada como via de escape dos constantes engarrafamentos da Autoestrada Lagoa-Barra.

Em 30 de maio de 2007, são plantadas 10 palmeiras imperiais no canteiro central da rua Mario Ribeiro.


REFERÊNCIAS:

Terrenos da Antiga Companhia Cidade da Gávea. A Imprensa. Rio de Janeiro. 11 agosto 1912. p.2.

Polêmica: Terminal da Gávea terá 5 linhas de ônibus. O Globo. Rio de Janeiro. 25 junho 1996. p.24.