Linha Lilás


Histórico

Em 1921, estava planejada a ligação de Copacabana com a Zona Portuária com três túneis: do Leme, do Pasmado e Santa Bárbara, visando desafogar o Centro.

Em 1945, a Prefeitura do Distrito Federal apresentou o Plano de Grandes Obras Viárias que incluía a implantação de uma via expressa entre a Zona Portuária e a Praia de Botafogo.

Em 15 de julho de 1960, foi inaugurado o alargamento do corte da rua Pinheiro Machado, para atender o fluxo do Túnel Santa Bárbara ainda em construção.

Em 22 de abril de 1964, junto com a inauguração do Túnel Santa Bárbara, foi aberto ao tráfego o prolongamento da rua Fernando Ferrari até a Praia de Botafogo.


Prolongamento da rua Fernando Ferrari em 1964. Até então a rua Farani tinha mão dupla


Em 1965, inauguração do Viaduto San Tiago Dantas (1964-65) na Praia de Botafogo, projetado pelo arquiteto Affonso Eduardo Reidy, o mesmo que projetou o Museu de Arte Moderna.

Em maio de 1970, a Sursan estudava a implantação de uma passarela na rua Pinheiro Machado, em frente à Universidade Santa Úrsula.

Em 5 de março de 1971, inauguração do Viaduto São Sebastião, ligando a Avenida 31 de Março à Avenida Presidente Vargas, com vão de 97 metros, o maior vão urbano da América do Sul.

Em 28 de fevereiro de 1973, inauguração da passarela da rua Pinheiro Machado, em frente à Universidade Santa Úrsula.

Em 20 de outubro de 1974, foram iniciadas as primeiras demolições no bairro do Catumbi para a construção da Linha Lilás. As obras são lançadas inicialmente na Avenida Marquês de Sapucaí e ruas América e Nabuco de Freitas.


Santo Cristo em julho de 1976


Em novembro de 1976, já tinham sido feitas 70 desapropriações, de um total de 100, para a construção da Linha Lilás, no trecho entre as ruas Marquês de Valença e Salvador de Sá.

Em dezembro de 1976, entrega de mais um trecho da Linha Lilás, com 432 metros de pista elevada, entre o viaduto São Sebastião, entregue em 1970, e a rua da América, no bairro de Santo Cristo.

Em janeiro de 1977, início da construção do viaduto da Avenida 31 de Março, entre a ruas Valença e Salvador de Sá.

Em 29 de julho de 1977, inauguração da Avenida Trinta e Um de Março, ligando o Santo Cristo à rua Salvador de Sá no Catumbi, aproveitando o viaduto São Sebastião, sobre a Avenida do Mangue, inaugurado no final de 1970.

Em 18 de maio de 1978, o Prefeito Marcos Tamoio inspeciona o içamento das últimas vigas de concreto pré-moldado do viaduto da Avenida 31 de Março, com 505 metros de extensão, entre as ruas Salvador de Sá e Valença.

Em outubro de 1978, foi iniciada a demolição dos imóveis para a abertura da Avenida 31 de Março, no trecho entre a rua Frei Caneca e o Elevado São Sebastião.

Em dezembro de 1978, é concluída a construção do viaduto da Avenida 31 de Março, no trecho entre as ruas Valença e Salvador de Sá, com 530 metros de extensão, com vigas pré-moldadas em concreto protendido. 

Em 25 de janeiro de 1979, é aberta ao tráfego toda a extensão da Avenida 31 de Março, no sentido Santo Cristo.

Em 22 de fevereiro de 1979, em solenidade com a presença do prefeito Marcos Tamoyo, é inaugurada a última etapa da Linha Lilás, no trecho entre a rua Salvador de Sá e o Túnel Santa Bárbara, com 1.040 metros de extensão.

Etapas da Linha Lilás

1960        Alargamento da rua Pinheiro Machado
1964        T.Santa Bárbara, Viad.Engenheiro Noronha, Prolongamento rua Farani até a Praia de Botafogo
1968        Viaduto San Tiago Dantas
1971        Viaduto São Sebastião
1977        Trecho Viaduto São Sebastião - Santo Cristo, sentido Catumbi
1979        Trecho T.Santa Bárbara - Viad.São Sebastião, Trecho Viad.São Sebastião - Santo Cristo




REFERÊNCIAS:

Linha Lilás arrasta-se há 55 anos e Tamoio aceita o desafio. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 11 junho 1977. p.12.

Aberto sem aviso o elevado da Linha Lilás no Centro. O Globo. Rio de Janeiro. 26 janeiro 1979. p.15.