Linha Marrom


Histórico

A Linha Marrom foi projetada em 1962 pelo escritório do arquiteto grego Doxiadis, contratado pelo governador Carlos Lacerda para a elaboração do Plano Diretor do Estado da Guanabara. A via expressa, com 70 Km de extensão, deveria ligar a Praça da Bandeira a Sepetiba. 

Em agosto de 1972, o DER-GB decide construir uma passarela na Praça da Bandeira e outra no Maracanã,  para eliminar as travessias semaforizadas existentes. 

O projeto até hoje não teve prosseguimento, com exceção do novo viaduto de São Cristóvão, construído ao lado da estação ferroviária de mesmo nome, inaugurado em novembro de 1975, ligando a Quinta da Boa Vista à Avenida Maracanã, visando transformar a Avenida Radial Leste em via expressa.


As linhas policrômicas
Diário de Notícias, 23/08/1973


REFERÊNCIAS:

Viaduto tem estrutura concluída. Jornal dos  Sports. Rio de Janeiro. 16 outubro 1975. p.11.

Linhas policrômicas, um futuro para o trânsito. Diário de Notícias. Rio de Janeiro. 23 agosto 1973. p.6.