Túnel Rebouças


Histórico

Em 1962, foi iniciada a construção do Túnel Rebouças, composto de dois trechos de galerias duplas, com 2.040 e 760 metros de extensão. Em maio de 1963, apenas 800 metros do túnel estavam abertos.


O Globo, 09/02/1962, p.3


Em 1964, início da construção do viaduto Saint Hilaire, na entrada do Túnel Rebouças.


Diário Carioca, 19/03/1965


Em 1965 o Túnel Rebouças foi aberto ao tráfego, ainda em caráter experimental. A inauguração oficial foi realizada em 1967.

Em 3 de outubro de 1967, inauguração oficial do Túnel Rebouças, na época o maior túnel rodoviário urbano do mundo. O tráfego foi liberado ainda de forma precária, com a obra inacabada. O túnel só iniciou sua plena operação, com duas faixas de circulação por sentido, em 10 de novembro de 1972. 




Em 8 de novembro de 1969, é aberto ao tráfego a alça de saída do Túnel Rebouças da Lagoa para o Cosme Velho.  A alça no sentido Cosme Velho - Lagoa ainda estava em construção.

Em 29 de janeiro de 1970, instalação do primeiro ventilador no Túnel Rebouças, de um total de 89 projetados. Os primeiros 6 exaustores entram em operação em 22 de junho de 1972.

Em 19 de março de 1972, em solenidade com a presença do governador Chagas Freitas, é inaugurada a segunda alça do acesso ao Cosme Velho, atendendo ao fluxo de saída da rua Cosme Velho com destino à Lagoa.


Acesso ao Cosme Velho


Em primeiro de dezembro de 1972, inauguração do painel de controle do Túnel Rebouças. No mesmo dia, pela primeira vez, desde sua inauguração, o túnel passa a operar com 4 faixas, ao ser aberta a pista sentido Lagoa, com duas faixas de circulação.

Em 1974, inauguração do elevado da Avenida Paulo de Frontin, no Rio Comprido, a primeira etapa da Linha Vermelha, ligando o Túnel Rebouças à Praça da Bandeira.

Em setembro de 1975, é concluída a implantação de acostamentos, após a remoção de um pequeno meio-fio protetor. Em 1982, os acostamentos são transformados em terceira faixa.

Em 22 de janeiro de 1982, é inaugurada a terceira faixa do Túnel Rebouças no sentido Lagoa. A nova faixa, implantada sobre um antigo acostamento, aumentou em 50% a capacidade do túnel. No mesmo dia foi inaugurada a nova alça de saída para a rua Jardim Botânico

Em setembro de 1983, início das obras de remodelação das muretas do viaduto Saint Hilaire no acesso ao Túnel Rebouças. Com a mudança, a pista no sentido Lagoa do viaduto ganha mais uma faixa de rolamento.

Em 28 de novembro de 1994, através do Decreto nº 20.903, publicado no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro, o Túnel Rebouças passa a ser administrado pela Prefeitura. Entre 1967 e novembro de 1994, o Túnel Rebouças esteve sob a jurisdição da Fundação do Departamento de Estrada e Rodagens do Estado do Rio de Janeiro (Fundação DER-RJ).

Em dezembro de 2000, inauguração do  sistema de monitoramento das galerias do Túnel Rebouças,  com 32 câmeras.


REFERÊNCIAS:

Pista de acesso da Lagoa ao Cosme Velho é entregue ao tráfego às 7h de hoje. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 08 novembro 1969. p.5.